Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Primeiro dia do Identidade IFTO 2024 é marcado por competições de robôs e de ideias

Notícias

Primeiro dia do Identidade IFTO 2024 é marcado por competições de robôs e de ideias

Espaço de Inovação

Ideathon Maker e Desafio de Robótica movimentam o ginásio do Campus Palmas, onde está montado o Espaço de Inovação
por Thâmara Filgueiras publicado: 17/10/2024 08h04 última modificação: 22/10/2024 11h43

Iniciado nesta quarta-feira, 16, o primeiro dia do Identidade IFTO 2024 - evento que funciona como uma vitrine de serviços e produtos desenvolvidos no Instituto Federal do Tocantins no campo do ensino, da pesquisa e extensão - foi bastante movimentado, em especial, para quem tem espírito competitivo. No Espaço de Inovação, montado no ginásio poliesportivo do Campus Palmas, diversas atividades concentraram estudantes e seus professores orientadores em competições de diferentes tipos e todas elas com cunho educacional.

Desenvolver propostas tecnológicas inovadoras que deem um destino sustentável para aparelhos de TV box apreendidos pela Receita Federal foi uma das competições que reuniu doze equipes de diferentes unidades do IFTO. Cada uma tinha como missão "vender" para uma banca julgadora a ideia do produto proposto, demonstrando qual função o equipamento apreendido desempenha na solução apresentada, além de custos, benefícios e inovações, bem como o público-alvo a ser atendido pela benfeitoria.

A banca julgadora, ou melhor dizendo, os "compradores" das ideias analisavam cada uma das propostas, questionando,Identidade-IFTO-2025-Espaço-Inovação-5 entre outras coisas, o modo de funcionamento e os benefícios que cada produto apresenta para o desafio proposto nesta terceira edição do Ideathon Maker: soluções tecnológicas que possam auxiliar na preservação dos biomas brasileiros.

As propostas apresentadas foram as mais variadas. Interfaces de acesso à internet para auxiliar nos mecanismos de monitoramento já existentes, a exemplo das estações meteorológicas; além de dispositivos de monitoramento específicos que permitem coletar dados das condições de florestas, solo, ar e vento, calor (queimadas), tudo isso de modo portátil e em tempo real para facilitar a tomada de decisões para problemas encontrados por agricultores, brigadistas, agentes do Corpo de Bombeiros e Defesa Civil, entidades de preservação, entre outras.

Embora as propostas apresentadas estejam ainda no campo das ideias, elas possuem real potencial de serem desenvolvidas e colocadas em prática e, futuramente, inseridas no cotidiano dessas organizações, em ações de preservação da fauna e flora dos diversos biomas brasileiros ou até mesmo de outros países, com os devidos ajustes. Para além disso, é uma boa oportunidade para desenvolver ideias que atendam a demandas reais e, com isso, aproximar os estudantes da sua prática profissional e do empreendedorismo.

Identidade-IFTO-2025-Espaço-Inovação-2Eduarda Gomes da Costa está no 2º período do curso de Engenharia Elétrica no IFTO de Palmas. Ela integra uma das equipes que participaram do desafio de ideias e disse que sempre teve interesse nos eventos institucionais e que eles ajudaram-na a desenvolver muitas habilidades. "Acho super importante aproveitar essas oportunidades. Não é apenas pensando no currículo, mas na evolução como estudante e futuro profissional. Desde que eu comecei a participar desses eventos, eu vejo que melhorei bastante, não só em apresentar minhas ideias, mas também no desenvolvimento da parte técnica", relatou a estudante.

Além dos benefícios pessoais, Eduarda também vê na participação de meninas como ela um bom exemplo de que as ciências exatas são também para elas. "Eu faço Engenharia Elétrica e não é tão comum ver meninas, mulheres participando de eventos desse tipo. Hoje mesmo, no evento, a maioria dos participantes é de homens. E isso também é algo que me motiva a estar aqui hoje", frisou Eduarda.

Robótica não é sobre robôs 

Identidade-IFTO-2025-Espaço-Inovação-6Nas salas ao lado, outras equipes se preparavam para colocar seus robôs na arena no Desafio de Robótica. A cada ano, mais equipes participam da competição, que mobiliza estudantes não só da área de Informática, mas também das Engenharias, Mecatrônica, Eletrotécnica, entre outros cursos de diferentes campos do saber, como é o caso da Rebeca Gouveia Moura, que está na 1 série do curso técnico integrado ao ensino médio em Meio Ambiente. As equipes concorrem em três modalidades: sumô, resgate e seguidor de linha. 

Em cada uma delas, os estudantes, sob a orientação de seus professores, colocam em prática conhecimentos teóricos adquiridos não só em sala de aula, mas também de experiências com pesquisa, extensão, entre outras atividades que são desenvolvidas no IFTO. Como a própria Rebeca destacou, a competição  permite que eles desenvolvam habilidades das mais variadas.

"Eu acredito que essa é uma forma de incentivar os jovens a aprender de outras formas, porque na robótica apresenta diversas matérias coma química, física, matemática, entre outras. E, além de apresentar essas matérias de forma diferenciada, acaba sendo divertido aprender", comentou a estudante.

Ela, que ingressou há poucos meses na equipe Spartron Robótica, já conta com experiência em desafios: neste ano, ela Identidade-IFTO-2025-Espaço-Inovação-8participou da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) e demonstra que robóticanãoésósobre construir robôs. "Eu gostei muito da experiência! Principalmente de como foram abordadas outras disciplinas usando a temática de robôs", disse Rebeca e exemplifica: "na física, aborda bastante essa questão de velocidade, aceleração e distância. Já na geografia, é retratado sobre os sensores, que guiam o robô".

Resultados das competições

Como em toda competição, há aqueles que se destacam. No Ideathon Maker, as equipes que apresentaram as ideias eleitas como as melhores entre as doze que foram propostas no desafio de ideias foram:

1° lugar: Sistema de Monitoramento Ambiental - Campus Palmas

2° lugar: Fireforce - Campus Palmas

3° lugar: Agrocomp - Campus Colinas do Tocantins.

Já o desafio de robótica continua nesta quinta-feira, 17, com novas competições entre os robôs nas três modalidades, sendo que a final da modalidade sumô acontecerá na sexta-feira, 18, no auditório central, durante a cerimônia de encerramento.

Confira o resultado e a pontuação das equipes no Desafio de Robótica

Mas o desafio de robótica conta com um diferencial. É que neste ano, quem quiser acompanhar ou mesmo rever os combates e desafios enfrentados pelos robôs, podem acessar o canal do IFTO no YouTube, onde a competição é transmitida ao vivo.

Parceria que faz a diferença

O Ideathon Maker é uma das ação fazem parte de uma parceria entre IFTO e Receita Federal, que tem como foco estimular estudantes a elaborarem tecnologias inovadoras a partir de objetos apreendidos pela Receita e que seriam descartados, seja por meio de incineração ou destruição. O fato é que qualquer uma das formas de descarte gera um impacto ambiental, destacou o delegado da Receita Federal em Palmas, Ricardo Wagner Gomes.

Ele já acompanhou outros desafios de ideias e se disse surpreso com tantas propostas de qualidade. "Conseguimos quebrar o ciclo do crime de uma maneira positiva. Por meio da parceria com o IFTO, temos tido a oportunidade de contribuir para o desenvolvimento tecnológico e devolver à sociedade algo útil", destacou o delegado.

Na sexta-feira, 18, outra ação fruto dessa parceria será realizada: a edição ESG - sigla para environmental, social and governance, que significa governança social e ambiental - do Ideathon Maker.


(Atualização: inclusão do resultado do Desafio de Robótica)