Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Abertura do Identidade IFTO tem atividades culturais e painel sobre ciência e ideias que transformam

Notícias

Abertura do Identidade IFTO tem atividades culturais e painel sobre ciência e ideias que transformam

por publicado: 17/10/2024 19h14 última modificação: 18/10/2024 10h23

Com o auditório do Campus Palmas lotado e sob os olhares de expectativa do público, foi realizada a abertura da 6ª edição do Identidade IFTO, na noite da quarta-feira, 16 de outubro. O evento tem como objetivo divulgar as mais diversas atividades promovidas pelo IFTO, nas áreas da: pesquisa e inovação, extensão, ensino, cultura e arte. E foi ao som da apresentação musical “Brasileirinho”, dos estudantes do Campus de Formoso do Araguaia, que a programação da abertura teve início. 

Na sequência, foi realizado o pronunciamentos dos coordenadores dos subeventos que compõem o Identidade IFTO. Representando o 6º Afroidentidade e do Espaço Cajui,  a pró-reitora de Assuntos Estudantis, Marcia Adriana de Faria Ribeiro;  o 6º Integra IFTO, pró-reitora de Ensino, Naiara Pajeú;  O IFestival e atividades extensivas, pró-reitor de extensão, Milton Flores; e a 15ª JICE, a pró-reitora de de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação, senhora Paula Karini Amorim. 

A programação contou, ainda, com uma homenagem aos membros da primeira comissão da JICE, em comemoração aos 15 anos de realização do evento. Na ocasião, receberam placa de reconhecimento os servidores: Augusto Cesar dos Santos, Cícero Salatiel Pereira Lopes, Liliane Carvalho,  Félix Cavalcante, Liliane Garcia da Silva e  Sylvia Salla Setubal. 

Após a homenagem, o reitor do IFTO, Antonio da Luz Junior, realizou o pronunciamento oficial de abertura do evento. Em sua fala, ele destacou a emoção da entrega de mais uma edição do Identidade IFTO. Ele relembrou que o evento nasceu a partir da JICE e diante da necessidade de sua ampliação, foram integradas a ela atividades do IFestival, de ensino e da assistência estudantil. “ O IFTO não é nenhum dos eventos isolados, não é uma campus isolado, o IFTO somos todos nós”, enfatizou o reitor. 

A noite de abertura teve, também, a realização de um painel com o tema :“Ponto de Partida: uma conversa sobre ciência e ideias que transformam” com os professores Isis Prado, Éber Euripedes e Reijane Rocha, que discutiram sobre as possibilidades de desenvolvimento de iniciativas de pesquisas e projetos a partir Biomas brasileiros.

O encerramento ficou  por conta da apresentação da dança “Maculelê”, dos estudantes do Campus Dianópolis, apresentação musical do Campus de Porto Nacional e encenação da peça teatral “Deu a louca em Romeu e Julieta”, pelos estudantes do Campus Araguatins.

O estudante do Campus de Araguaína, Angelo Gabriel Cardoso de Oliveira, que participou da abertura, definiu a experiência de viver o Identidade IFTO como incrível, por ser uma oportunidade de aprendizagem e interação entre estudantes de diferentes  campi.