Sobre o Curso
O curso de Licenciatura em Computação ofertado pelo IFTO Campus Porto Nacional, descrito neste PPC, portanto vigente a partir de 2018, está estruturado em 53 componentes curriculares que somados às 200 horas de atividades complementares totalizam 3280,2 horas; entre estes componentes curriculares tem-se três estágios supervisionados obrigatórios e um componente relacionado ao TCC (Trabalho de Conclusão de Curso). O curso possui horas-aula de 50 minutos a serem regidas no período noturno, ao longo de oito semestres, podendo ser integralizado em até 16 semestres. Em cada semestre 40 vagas serão oportunizadas e, após concluído o curso, o estudante receberá o diploma de Licenciado(a) em Computação. O curso tem regime de oferta presencial de 40 (quarenta) vagas semestrais no turno noturno.
O egresso de Licenciatura em Computação será o profissional capaz de aliar a ciência e a tecnologia associada aos computadores com os meios pedagógicos para o ensino destas ferramentas. Em outras palavras, além da capacidade técnica na elaboração e manutenção de ferramentas tecnológicas, seja software ou hardware, o licenciado em computação deve ser capaz de transmitir essa capacidade nas mais diversas formas de entrega do conhecimento: Educação presencial, educação à distância, e-learning, materiais didáticos e tutoriais técnicos.
GESTÃO
E-mail: portonacional@ifto.edu.br
Coordenador: Paulo César de Sousa Patrício
E-mail: csuperior.porto@ifto.edu.br
Dados Gerais | |
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Grau | Licenciatura |
Área do Conhecimento | Ciência da Computação (Licenciatura) |
Turno | Noturno |
Duração do Curso | 4 anos |
Autorização | Resolução nº 008/2010/CONSUP/IFTO, de 30 de junho de 2010 |
Reconhecimento | Portaria MEC nº 297, de 09 de julho de 2013 |
Renovação de Reconhecimento | Portaria MEC nº 1.095, de 24 de dezembro de 2015 |
Conceito ENADE | 3 (2014) |
Conceito Preliminar do Curso (CPC) | 3 (2014) |
Conceito do Curso (CC) | 3 (2012) |
OBJETIVO GERAL
O Curso de Licenciatura em Computação propõe-se a constituir-se enquanto espaço de construção de conhecimentos profundos sobre os saberes da Ciência da Computação, interligados aos saberes da Ciência da Educação. Pauta-se na perspectiva de produção de conhecimentos capazes de transformar a realidade dominante em uma nova realidade complexa complementar necessária ao desenvolvimento ecológico sustentável.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
a) Graduar professores na área de computação para os níveis de Ensino Fundamental, Médio e Técnico Profissional, com critérios de excelência acadêmica, ética, pertinência social e identidade profissional;
b) Formar educadores em computação para atuar no mercado tecnológico e suprir as demandas referentes ao ensino de computação e utilização de tecnologias como ferramenta pedagógica, qualificando educadores e profissionais de outras áreas para a utilização dessas tecnologias;
c) Fomentar a formação de professores na área de computação como agentes capazes de promover um espaço para a interdisciplinaridade, a comunicação e a articulação entre as diversas unidades curriculares e áreas do conhecimento do Currículo Escolar;
d) Estimular a formação de professores com rigor científico, tecnológico e didático-pedagógico, orientando-se pela pesquisa/investigação, tomadas na construção e problematização do conhecimento e da (sua) própria aprendizagem;
e) Disseminar a informática na sociedade em geral a partir da inserção desse conhecimento nos currículos regulares do ensino básico na rede de ensino;
f) Formar um educador habilitado ao ensino da informática e à elaboração de produtos educacionais, e de projetos pedagógicos de informática condizentes com o contexto e necessidades atuais do país;
g) Graduar professores na área de computação promovendo o desenvolvimento das capacidades humanas a partir de uma concepção e estrutura curricular aberta, dinâmica e contempladora do conhecimento historicamente acumulado nas unidades curriculares acadêmicas e dos saberes e conhecimentos produzidos no âmbito das práticas sociais e culturais, reconhecendo relações entre essas instâncias;
h) Desenvolver, nos futuros educadores, o compromisso social e comunitário, levando-os a um trabalho interdisciplinar aprendendo a conhecer o contexto;
i) Incentivar os licenciados a atuar no processo de intercâmbio social da sua comunidade com senso crítico e cada vez mais conscientes de seu papel social e da sua contribuição no avanço científico e tecnológico da região e do país;
j) Prover conhecimentos tecnológicos em informática que subsidiem a utilização, avaliação e desenvolvimento de softwares educacionais.
CAMPO DE ATUAÇÃO