Sobre o Curso

por Diretoria de TI publicado 31/05/2021 11h46, última modificação 31/05/2021 11h46

Técnico em Agrimensura

Diretor-geral: Wendell Eduardo Moura Costa
E-mail: palmas@ifto.edu.br
Telefone: (63) 3236 4068

Coordenador(a): Érika Goncalves Pires 
E-mail: agrimensura.palmas@ifto.edu.br 
Telefone: (63) 3236 4039

Habilitação: Técnico(a) em Agrimensura
Eixo Tecnológico: Infraestrutura
Forma de Articulação: Integrado ao Ensino Médio
Duração do Curso: 3 anos
Turno: Integral

Objetivo Geral: Considerando  as  necessidades  do  Estado  do  Tocantins  em  implantar  e consolidar  o  setor secundário  da  economia,  a  indústria  e  os  serviços,  e  atendendo  àsexigências da legislação educacional em vigor, o Curso Técnico em Agrimensura tem por objetivo formar profissionais de nível médio para o exercício de atividades voltadas à  aquisição,  tratamento  e  análise  de  dados  espaciais  e  à  produção  de  mapas,  plantas topográficas, laudos e memoriais, pertinentes ao profissional de agrimensura. 

Objetivos Específicos:

      O Curso Técnico em Agrimensura está voltado para atuação do profissional nas questões agrárias e fundiárias (regulamentação de terras), urbana e rural, tendo como suporte a topografia e oferece parâmetros relacionados ao uso das tecnologias de geoprocessamento, sensoriamento remoto e GNSS.
      O Técnico em Agrimensura deve contribuir na solução de problemas, dentro de um espírito de liderança, colaboração, responsabilidade, boa conduta moral, ética profissional, e tendo, sobretudo o reconhecimento que ele é um cidadão, e que deve contribuir para a harmonia dentro da comunidade.
      Deverá trabalhar de forma precisa e para tanto deve ter competência suficiente para poder representar uma certa localização espacial com posicionamento geodésico que atenda as normas técnicas vigentes.
      O curso Técnico em Agrimensura se propõe a desenvolver no educando competências e habilidades que visam atender as diferentes necessidades do mercado de trabalho.

Campo de Atuação:

Atividades de mapeamento e levantamento topográfico, de comercialização de equipamentos e instrumentos específicos da função, de aerolevantamentos, de logística e distribuição de cargas. Forças Armadas. Concessionárias de serviços públicos. Agências reguladoras. Atividade autônoma.


Arquivo do Projeto Pedagógico do Curso