Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Suap-EDU: Novo sistema acadêmico do IFTO é implantado na nuvem

Notícias

Suap-EDU: Novo sistema acadêmico do IFTO é implantado na nuvem

Inovação

Entre os benefícios, mais segurança, modernidade e eficiência
por Mayana Matos publicado: 31/01/2023 14h20 última modificação: 31/01/2023 14h37

O Instituto Federal do Tocantins (IFTO) implantou, no início deste ano, um novo sistema acadêmico: o Suap-EDU. Após estudos realizados, a Instituição verificou a necessidade de buscar uma alternativa viável e segura para a gestão acadêmica, que envolve atividades realizadas por professores e estudantes, como preenchimento de diário de classe, matrícula, rematrícula, frequência, cursos, emissão de notas, relatórios e documentos, entre outras atividades inerentes ao ambiente escolar. A medida também leva em consideração características de estabilidade, performance, custo-benefício, entre outros fatores que o novo sistema poderá oferecer à comunidade. 

Na prática, isso significa que o Sistema Integrado de Gestão Acadêmica da Educação Profissional e Tecnológica, o Siga-EDU, não será mais utilizado neste novo ano letivo. A substituição do Siga pelo Suap traz desempenho no gerenciamento de dados acadêmicos do IFTO, mais segurança e disponibilidade. Conforme apontam especialistas, o Suap é um sistema robusto e amplamente utilizado pela Rede Federal e, no IFTO, o sistema foi implantado na nuvem de modo a trazer ainda mais benefícios.

De acordo com a Diretoria de Tecnologia da Informação, a nuvem é uma forma de armazenamento e processamento de dados que permite acesso remoto e compartilhamento de informações sem a necessidade de instalação de softwares ou equipamentos próprios nas instalações da Instituição. "Um dos principais benefícios da nuvem é a escalabilidade, ou seja, a capacidade de aumentar ou diminuir rapidamente a capacidade de armazenamento e processamento de acordo com as necessidades. Isso significa que o IFTO pode aumentar ou diminuir a capacidade computacional sempre que necessário, sem precisar investir em novos equipamentos ou softwares", explicou o diretor de Tecnologia da Informação, Kleyton Matos.

Mais benefícios

Segundo o diretor, entre os benefícios, o novo sistema apresenta também a disponibilidade. Isso significa que, com os serviços na nuvem, os usuários podem acessar os dados de qualquer lugar e a qualquer momento, desde que tenham uma conexão com a internet. "Isso permite que os usuários do Suap possam acessar os dados acadêmicos, mesmo fora do instituto, o que é especialmente útil para o trabalho remoto".

Além disso, a nuvem oferece segurança aprimorada. Na prática, os dados armazenados na nuvem são protegidos por medidas de segurança avançadas, como criptografia e autenticação de usuários. Isso garante que somente as pessoas autorizadas tenham acesso aos dados, protegendo-os contra o acesso não autorizado ou vazamento de informações.

São muitos os benefícios. Conforme explicam as equipes envolvidas, a nuvem traz ainda mais eficiência e agilidade nos processos acadêmicos. Com o Suap na nuvem, os usuários podem acessar informações mais rapidamente e realizar tarefas, como registros e estimativas, de maneira mais ágil e eficiente. Além disso, a equipe de TI do IFTO pode manter o sistema sempre atualizado e garantir a continuidade das atividades acadêmicas.

"A implantação do Suap na nuvem é apenas o primeiro passo na jornada do IFTO em direção às tecnologias de ponta. A instituição tem como objetivo ampliar a utilização de serviços na nuvem, como a utilização de outros softwares e plataformas para garantir a eficiência, segurança e disponibilidade dos nossos serviços aos servidores e estudantes. A tendência é que a nuvem seja cada vez mais utilizada pelas instituições de ensino de maneira geral, e o IFTO pretende estar à frente dessa tendência, trabalhando com tecnologias de ponta e inovando constantemente para garantir uma educação de qualidade",  apontou Kleyton. 

Etapas da migração e substituição

Todo o processo de migração contou com profissionais da Pró-reitoria de Ensino (Proen) e da Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI) do IFTO, que iniciaram os trabalhos ainda no ano de 2018. Com a pandemia, o processo sofreu uma pausa, mas foi continuado no ano de 2022, com a retomada das atividades presenciais. 

Ao longo de 2022, foram realizados testes, visitas às unidades para esclarecimentos aos setores diretamente afetados com a migração, revisão dos dados do sistema e, no mês de dezembro do ano passado, iniciou os treinamentos com os servidores técnicos administrativos que utilizam o sistema de gestão acadêmica. Para professores e estudantes, o treinamento está sendo disponibilizado desde o início deste ano. 

As equipes envolvidas nesse processo de migração e substituição de sistemas também publicaram uma página com tutoriais com as informações sobre a utilização do módulo de gestão acadêmica do Suap.

Neste início de ano letivo, o novo sistema já está implantado e em pleno funcionamento para que as novas matrículas e rematrículas sejam realizadas no Suap-EDU, assim como o gerenciamento dos demais dados letivos. 

(Com informações da DTI)