Você está aqui: Página Inicial > Notícias > IFTO e Agência Estadual de Mineração firmam parceria para oferta de formação profissional

Notícias

IFTO e Agência Estadual de Mineração firmam parceria para oferta de formação profissional

Termo de Cooperação

por Thâmara Filgueiras publicado: 31/01/2023 13h28 última modificação: 31/01/2023 13h28
Exibir carrossel de imagens Presidente da Agência Estadual de Mineração e reitor assinam termo de cooperação

Presidente da Agência Estadual de Mineração e reitor assinam termo de cooperação

O reitor do Instituto Federal do Tocantins, Antonio da Luz Junior, e o presidente da Agência Estadual de Mineração, Mauro Mota, assinaram, na manhã desta terça-feira, 31, um termo de cooperação que vai possibilitar a oferta de cursos qualificação na área da mineração. Acompanhados por uma equipe técnica que trabalha na estruturação dos cursos de formação, os gestores das duas instituições conversaram sobre o cenário atual do setor da mineração no Tocantins e os potenciais para desenvolvimento do setor no Estado.

Antonio destacou a importância dessa parceria no sentido de oportunizar à população local uma maior qualificação profissional a fim de atender a demanda que surgirá com a instalação de empresas que atuarão na exploração mineral em diferentes cidades do Tocantins. "Essa parceria é estratégica porque possibilita a formação da população tocantinense para atuar como mão-de-obra qualificada para atender esse segmento da economia, além de identificar o potencial de desenvolvimento de novas tecnologias que vão desenvolver ainda mais esse setor produtivo", afirmou o reitor.

Alinhado a essa ideia, Mauro reforçou que o desenvolvimento só existe se estiver alinhado com a sociedade. "A mineração tem um potencial de crescimento no Estado e isso não poderia acontecer desalinhado com as instituições de ensino, como o IFTO. Esse é um momento ímpar que abre portas para a criação de cursos que vão oportunizar a formação de quem precisa se inserir no mercado de trabalho. As ofertas de emprego estão vindo e nós precisamos qualificar a nossa população", frisou o presidente da Agência.

Cursos de formação

A assinatura do termo de cooperação é um marco para o trabalho realizado em parceria entre equipes do IFTO e da Agência Estadual de Mineração, que trabalham na estruturação de cursos técnicos e de formação inicial e continuada (FIC) que serão ofertados na área da Mineração.

As equipes trabalham nos detalhes finais de estruturação dos cursos a serem ofertados, como número de vagas e municípios a serem atendidos. A previsão é que a oferta dos cursos seja anunciada durante a Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins, a Agrotins, que acontece todos os anos no mês de maio.