Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Codir realiza primeira reunião ordinária de 2023

Notícias

Codir realiza primeira reunião ordinária de 2023

Colégio de Dirigentes

Orçamento, minuta de regulamento disciplinar discente, implantação de portal e eventos foram temas discutidos pelos dirigentes
publicado: 10/02/2023 17h25 última modificação: 10/02/2023 17h25
Dirigentes participam de primeira reunião ordinária do ano, na Reitoria

Dirigentes participam de primeira reunião ordinária do ano, na Reitoria

Na quarta-feira, 8, foi realizada a primeira  reunião ordinária do Colégio de Dirigentes (Codir) do Instituto Federal do Tocantins (IFTO) de 2023, que ocorreu de forma presencial na sede da Reitoria. As atividades tiveram início com os informes gerais. Em seguida, foi apresentada a minuta do regulamento disciplinar discente, que trata dos direitos e deveres dos estudantes do IFTO e objetiva unificar os procedimentos disciplinares relacionados aos discentes nas unidades do IFTO.

A realização do II Seminário de Promoção à Saúde do IFTO foi a segunda pauta discutida na reunião. O evento será coordenado pela Pró-reitoria de Assuntos Estudantis (Proae), tendo em sua programação atividades online e presenciais, entre as quais, a aplicação de um questionário que visa a elaboração de um diagnóstico de saúde dos estudantes. A previsão é que ele ocorra no mês de abril deste ano.

Durante a reunião, o diretor de Inovação e Empreendedorismo, Stefan de Oliveira Rosa, apresentou a proposta de implantação do “Portal Integra", desenvolvida a partir da aprovação do IFTO em um edital publicado pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec). A plataforma funcionará como um portfólio de produtos e serviços relacionados ao desenvolvimento tecnológico e inovação.

Os dirigentes também definiram a realização do Encontro de Servidores 2023, que acontecerá entre os dias 20 e 22 de abril, na unidade de Pedro Afonso. Foi aprovada, ainda, a possibilidade de cônjuges e acompanhantes de servidores participarem das equipes que competirão nas atividades que integram a programação do Encontro.

A participação do IFTO na Agrotins também foi tema da reunião e foi acordado com os dirigentes acerca do levantamento de projetos que farão parte da exposição no evento. Foi destacada a importância da mobilização de servidores e estudantes na exposição das atividades em diversas frentes nesse evento que é considerado a maior vitrine agrotecnológica do Norte do país.

Outro ponto de pauta que recebeu atenção dos dirigentes foi o Orçamento para 2023. A pró-reitora de Administração, Juliana Queiroz, apresentou a proposta orçamentária para todas as unidades do IFTO e explicou que, apesar de algumas ações serem impactadas com redução de recurso, as equipes têm trabalhado para realizar os ajustes necessários para que não haja prejuízo na realização das ações planejadas. 

O reitor Antonio da Luz Junior destacou que "é necessário buscar um ponto de equilíbrio de modo a conseguir dar atenção a todas as frentes de necessidades, para que nenhuma área de atuação da instituição fique desatendida". 

Questões que têm relação com orçamento também foram debatidas durante a reunião, como o resultado dos trabalhos da comissão que estudou maneiras de padronizar os contratos de limpeza do IFTO. As informações levantadas visam um melhor aproveitamento dos recursos empregados nessa atividade de modo a gerar economia nos contratos. Outro ponto debatido foi o orçamento destinado aos Projetos de Apoio à Pesquisa (PAP), ofertados pela Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação (Propi) para todas as unidades do IFTO. Os dirigentes aprovaram, ainda, a proposta de oferta de bolsas que incentivem a pós-graduação na instituição e a continuidade de vagas específicas para pesquisas conduzidas por servidoras e estudantes do sexo feminino. 

Para fechar a reunião, os dirigentes debateram a necessidade de o auxílio financeiro oferecido pelas unidades para subsídio da alimentação aos estudantes seja feito por meio de edital. O objetivo é que haja uma uniformização entre as unidades no modo com que o auxílio é ofertado.