Notícias
Campus Palmas recebe mais de 900 estudantes em projeto de integração
"Venha ser IFTO você também!"
Durante o semestre 2023/2, o Campus Palmas do IFTO recebeu a visita de mais de 900 estudantes de 12 escolas municipais, por meio do projeto "Venha ser IFTO você também!". O projeto, que proporcionou aos visitantes uma experiência enriquecedora, tem o propósito de apresentar aos estudantes das escolas municipais os cursos oferecidos pelo IFTO e também as diversas possibilidades educacionais disponíveis no campus. Além disso, busca destacar para a comunidade que a instituição está totalmente acessível ao público em geral.
"Nosso propósito é apresentar aos estudantes das escolas municipais não apenas os cursos oferecidos pelo IFTO, mas também proporcionar uma visão mais abrangente das oportunidades que o campus oferece. Além disso, almejamos destacar à comunidade que nossa Instituição está totalmente acessível ao público em geral.”, afirmou a professora Dianine Censon Lopes, supervisora do projeto.
Com uma equipe formada por uma coordenadora, uma colaboradora docente e cinco estudantes voluntários, o projeto superou as expectativas ao engajar 64 participantes, incluindo docentes, técnicos, estudantes e terceirizados. A iniciativa conduziu os visitantes por 18 locais diferentes da unidade Palmas, proporcionando a eles a oportunidade de explorar a diversidade de oportunidades educacionais oferecidas pelo IFTO. Com o apoio de sete motoristas do IFTO, o projeto abriu as portas da instituição e quebrou barreiras ao receber um número de 232 visitantes em um único dia.
A professora ressalta, ainda, a relevância da abordagem didática que engloba atividades além do ambiente tradicional da sala de aula. “Queremos mostrar que o campus é um ambiente dinâmico, onde atividades práticas e inovadoras estão constantemente em desenvolvimento, indo muito além do estereótipo do tradicional quadro e sala de aula.”
Um dos resultados do projeto foi descobrir que alunos do nono ano, que visitaram a instituição no ano anterior em uma ação isolada que culminou no projeto atual, realizaram o vestibular unificado e agora são estudantes ativos no Ensino Técnico Integrado ao Ensino Médio (EMI).