Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Campus Palmas recebe mais de 900 estudantes em projeto de integração

Notícias

Campus Palmas recebe mais de 900 estudantes em projeto de integração

"Venha ser IFTO você também!"

Cerca de 12 escolas municipais participaram da ação
por publicado: 19/12/2023 14h41 última modificação: 19/12/2023 15h15
Estudantes visitam unidade Palmas

Estudantes visitam unidade Palmas

Durante o semestre 2023/2, o Campus Palmas do IFTO recebeu a visita de mais de 900 estudantes de 12 escolas municipais, por meio do projeto "Venha ser IFTO você também!". O projeto,  que proporcionou aos visitantes uma experiência enriquecedora, tem o propósito de apresentar aos estudantes das escolas municipais os cursos oferecidos pelo IFTO e também as diversas possibilidades educacionais disponíveis no campus. Além disso, busca destacar para a comunidade que a instituição está totalmente acessível ao público em geral.

"Nosso propósito é apresentar aos estudantes das escolas municipais não apenas os cursos oferecidos pelo IFTO, mas também proporcionar uma visão mais abrangente das oportunidades que o campus oferece. Além disso, almejamos destacar à comunidade que nossa Instituição está totalmente acessível ao público em geral.”, afirmou a professora Dianine Censon Lopes, supervisora do projeto.

Com uma equipe formada por uma coordenadora, uma colaboradora docente e cinco estudantes voluntários, o projeto superou as expectativas ao engajar 64 participantes, incluindo docentes, técnicos, estudantes e terceirizados. A iniciativa conduziu os visitantes por 18 locais diferentes da unidade Palmas, proporcionando a eles a oportunidade de explorar a diversidade de oportunidades educacionais oferecidas pelo IFTO. Com o apoio de sete motoristas do IFTO, o projeto abriu as portas da instituição e quebrou barreiras ao receber um número de 232 visitantes em um único dia. 

A professora ressalta, ainda, a relevância da abordagem didática que engloba atividades além do ambiente tradicional da sala de aula.  “Queremos mostrar que o campus é um ambiente dinâmico, onde atividades práticas e inovadoras estão constantemente em desenvolvimento, indo muito além do estereótipo do tradicional quadro e sala de aula.” 

Um dos resultados do projeto foi descobrir que alunos do nono ano, que visitaram a instituição no ano anterior em uma ação isolada que culminou no projeto atual, realizaram o vestibular unificado e agora são estudantes ativos no Ensino Técnico Integrado ao Ensino Médio (EMI).