Você está aqui: Página Inicial > Notícias > IFTO inicia curso de formação na área de aquicultura

Notícias

IFTO inicia curso de formação na área de aquicultura

Extensão

Foco será o aperfeiçoamento de técnicos e extensionistas que atuam no segmento aquícola
por Kelinne Guimarães publicado: 11/12/2023 10h46 última modificação: 11/12/2023 10h46

Ciente das potencialidades do estado do Tocantins na área de aquicultura e da necessidade aperfeiçoamento de profissionais que atuam nesse segmento, o IFTO iniciou na noite da sexta-feira, 8, um curso de extensão em aquicultura com uma aula inaugural na unidade de Palmas. O momento contou com a presença do pró-reitor de extensão do IFTO, Milton Flores, da Secretária de Aquicultura e Pesca do Tocantins, Miyuki Hyashida. do diretor da Fapto, Leo Araújo, do chefe adjunto do centro de pesquisa da Embrapa Roberto Manolio e do representante do Senar, Marco Túlio Siqueira.

IMG_9408.JPG

 A engenheira de Aquicultura da Secretaria de Desenvolvimento Rural da Prefeitura de Palmas, Maíra Zambonato Dorneles, é uma das participantes do curso e destacou como ele contribuirá com o trabalho que ela desenvolve.“Este curso é completo, então eu como trabalho direto com o produtor rural, consigo absorver o conhecimento aqui e passar para o produtor rural atendendo a ele diretamente, tanto na área de produção de peixes quanto na área de beneficiamento e atendimento às demandas de associativismo e cooperativismo, fechando o elo da cadeia de produção de peixes. O curso veio contemplar o momento em que estamos vivendo de piscicultura e aquicultura. Assim, acredito que ele terá um valor imenso para somar no nosso trabalho diário”, disse Maíra.

Maíra Zambonato Dorneles

Durante a aula inaugural, o pró-reitor de extensão do IFTO, Milton Flores, pontuou que o curso é um primeiro passo na formação de profissionais no ramo aquícola, pois a expectativa é que em 2024 sejam ofertadas várias formações. “Recentemente nós participamos de uma chamada pública do Ministério da Educação e Ministério da Pesca e Aquicultura para o oferta de cursos a aquicultores em todo o Brasil, na região norte, nós fomos contemplados para oferta cerca de 1000 vagas em cursos de formação”, explicou Milton.

Para a Secretária de Aquicultura e Pesca do Tocantins, Miyuki Hyashida, a parceria com o IFTO e outras instituições na oferta de cursos possibilitará profissionalização na área da aquicultura, uma vez que os participantes terão acesso aos mesmos pacotes tecnológicos alinhando, assim, sua atuação no fortalecimento da cadeia produtiva na aquicultura no Tocantins.

 Sobre o curso 

O curso é resultado de uma parceria do IFTO com o Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA) e Secretaria Estadual de Secretaria da Pesca e Aquicultura (Sepea) do Tocantins. Tendo como objetivo a qualificação e aperfeiçoamento para técnicos e extensionistas que atuam no segmento aquícola. Ele terá duração de 40h e será ministrado para uma turma de 40 participantes, constituída de técnicos em agropecuária, extensionista e estudantes dos últimos períodos dos cursos de: zootecnia, medicina veterinária, engenharia ou tecnologia em alimentos e áreas afins.

As aulas ocorrerão na unidade de Palmas do IFTO e em propriedades rurais, tendo como base produção aquícola, processamento do pescado, gestão e cooperativismo. Os encontros do curso ocorrerão aos finais de semana. Sendo dois encontros no mês de dezembro, 1 em janeiro e 1 e fevereiro.