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Ações do programa visam proporcionar melhores condições de trabalho a mulheres em vulnerabilidade social
Mulheres Mil
A unidade de Araguatins do Instituto Federal do Tocantins (IFTO) foi palco da retomada das ações do Programa Mulheres Mil, com a solenidade da aula inaugural do curso de Assistente Administrativa, que aconteceu na sede da unidade, nesta quinta-feira, 7. As 40 mulheres selecionadas para esse primeiro curso que será ofertado pela unidade fazem parte da comunidade quilombola Ilha de São Vicente e outras que estão inscritas no Centro de Referência da Assistência Social (Cras) do município.
Algumas das mulheres compareceram ao evento acompanhadas de suas crianças, o que reforça a importância dessa iniciativa, que tem uma proposta ousada. É que o Programa Mulheres Mil objetiva, por meio da educação, proporcionar a mulheres em vulnerabilidade e risco social oportunidades de aprimorar sua qualificação profissional e, com isso, terem melhores condições de acesso ao mundo do trabalho.
O programa também tem o potencial de contribuir para que essas mulheres realizem sonhos, como é o caso da Antonia Miranda Alves, uma das estudantes do curso de Assistente Administrativa, que sempre sonhou em fazer o curso de Administração de Empresas e agora tem uma chance de se aproximar desse ideal. "Minha expectativa para esse curso é grande. Meu sonho é de fazer o curso de Administração, mas nunca tive condições. Com esse curso, eu pretendo dar os primeiros passos para realizar meu sonho", relatou.
Assim como a Antonia, mais de 600 mulheres terão a oportunidade de dedicar um tempo à sua formação e qualificação para ter melhores condições de trabalho. Ainda neste mês, outras duas unidades do IFTO iniciarão as ações do Mulheres Mil. A próxima será a de Palmas, que, no próximo dia 11, realizará uma solenidade que marcará o início do curso de Recepcionista, que contemplará 30 mulheres que vivem no Bairro Taquari e suas proximidades - comunidade que está localizada na região sul de Palmas.
Já o Campus Paraíso do Tocantins realizará a sua aula inaugural das ações do programa com uma solenidade que será realizada no próximo dia 16. O curso oferecido também é o de Recepcionista e atenderá 40 mulheres residentes no Distrito de Santana.
Projeto Mulheres Mil
Criado em 2007 pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec/MEC), o Programa Mulheres Mil tem como objetivo central promover a formação profissional e tecnológica articulada com aumento de escolaridade de mulheres em situação de vulnerabilidade social, especialmente das regiões Norte e Nordeste do país.
Com o objetivo de contribuir para uma atuação mais qualificada no mercado de trabalho, as ações visam garantir o acesso à educação a essas mulheres de modo a dialogar com as necessidades educacionais de cada comunidade e a vocação econômica das regiões em que estão inseridas.
O IFTO já executou duas turmas do projeto: uma em 2009, com mulheres do Distrito de Taquaruçu, e outra em 2010, com mulheres do Bairro Santa Bárbara, ambos localizados na região sul de Palmas. Nesta nova iniciativa do Programa, o IFTO vai atender cerca de 600 mulheres em diferentes municípios tocantinenses e as ações serão executadas por meio da Pró-reitoria de Extensão (Proex).
A coordenadora geral do Programa Mulheres Mil no IFTO, Marilene Sepúlvida, destacou que está é uma oportunidade singular de aprendizagem e empoderamento feminino no alcance e na conquista da empregabilidade e geração de renda. "São levadas em consideração as marcas do território e as reais condições de vida a serem superadas pelas mulheres. O IFTO está preparado para contribuir para que essas mulheres enfrentem s adversidades impostas historicamente e a busca pela emancipação individual e coletiva - pilar fundante deste trabalho", disse a coordenadora, que completou: "Eu me sinto grata em poder coordenar essa iniciativa e contribuir de alguma forma para a transformação social na vida dessas mulheres e de outras que em 2024 passarão de mil".
Veja mais fotos da aula inaugural que aconteceu no IFTO de Araguatins.