Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Bibliotecários do IFTO participam XII SBBI na cidade de Florianópolis

Notícias

Bibliotecários do IFTO participam XII SBBI na cidade de Florianópolis

por publicado: 06/12/2023 11h55 última modificação: 06/12/2023 11h55

Com foco na qualificação profissional e troca de experiências, que contribuem para prestação de serviços no âmbito das bibliotecas do IFTO, bibliotecários da instituição de ensino participaram do XII Seminário Brasileiro de Bibliotecas e Instituições Federais de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (SBBI). O evento ocorreu na cidade de Florianópolis em Santa Catarina, nos dias 27 e 28 de novembro. 

O IFTO foi representado pelas bibliotecárias: Adriana Serra do Campus Gurupi, Iomar Lago do Campus Colinas, Lívia Linhares do Campus Lagoa da Confusão e Renilda Soares do Campus Araguatins.

A bibliotecária Renilda Soares avalia que o evento fomentou o fortalecimento de produtos e serviços ofertados pelas bibliotecas."OXII SBBI foi uma  oportunidade para troca de ideias, conhecimentos e novos projetos para o fortalecimento e renovação na promoção dos produtos e serviços das bibliotecas dos institutos." Renilda participou também do evento Repositórios como representante da Rede Norte de Repositórios Institucionais. Todos esses eventos foram realizados dentro de um evento maior da área de Biblioteconomia: O XXII Seminário Nacional de Bibliotecas das Universitárias (SNBU). 

XXII SBBI

O evento é realizado desde 2008, antes da criação do Institutos Federais, no final daquele ano, enquanto as instituições ainda eram CEFETs, por meio do Fórum Nacional de Bibliotecários dos Centros Federais de Educação Tecnológica. Após 2008, o evento passou por duas mudanças de nome, passando por fim a ser nomeado Seminário Brasileiro de Bibliotecas das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, após à criação da Comissão Brasileira de Bibliotecas das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica – CBBI. 

A executiva da CBBI é composta por Bibliotecários que representam cada uma das regiões brasileiras. A Bibliotecária Adriana Serra- Campus Gurupi, faz parte da executiva desde o ano de 2021, representando a Região Norte e continuará na próxima gestão 2023-2025.