Você está aqui: Página Inicial > IFTO > Reitoria > Pró-reitorias > Extensão > Projetos de Extensão > Por Área Temática > Projetos Executados em 2020 > Cultura > Barqueiros e construtores de barcos de Araguatins : narrativas, memórias e experiências.

Barqueiros e construtores de barcos de Araguatins : narrativas, memórias e experiências.

por Lindomar Francisco Mendonça publicado 07/11/2021 14h25, última modificação 07/11/2021 14h25
Coordenado por Lucinalva Ferreira Campus Araguatins do IFTO

Resumo

Em Araguatins, o barco faz parte da história do turismo, dos barqueiros e dos construtores de barcos artesanais, sendo próprio da paisagem da região, que revela um  modo de vida de sua população voltada para as coisas rio. Resgatar a história de tais sujeitos é manter viva a história de um povo e perpetuar a memória construída através do tempo. Esse projeto tem como objetivo reconhecer a trajetória dos construtores de barcos artesanais e dos barqueiros da cidade de Araguatins, dando-lhes visibilidade, por meio de  suas narrativas, histórias e memórias, bem como encaminhar suas angústias para os setores competentes. Será realizado no período de outubro de 2020 a junho de 2021, por meio de reuniões, entrevistas, rodas de conversas, divulgação na Rádio local e por meio de uma página no Instagram. As angústias dos construtores e dos barqueiros serão encaminhadas para os setores competentes. Uma exposição com documentário do projeto e fotografias e distribuição de folderes será a culminância do projeto.

Público Alvo

professores, técnicos administrativos, empresa terceirizada e alunos do nível médio ao superior e também é aberta a comunidade externa.

Período de realização

21/10/2020 a 21/02/2022.