Difusão de Práticas Agroecológicas na Horta Comunitária da 1306 Sul
Resumo
A busca por novas alternativas de produção que não agridam o meio ambiente e que garantam a segurança alimentar das populações é importante para a evolução de nossa sociedade. Segundo Guzmán, (1997 ) a agroecologia baseia-se no manejo agroecológico baseia-se no manejo ecológico dos recursos naturais que, incorporando uma ação social coletiva de caráter participativo, permite projetar métodos de desenvolvimento sustentável. No contexto de produção de alimentos mais saudáveis, livres de resíduos agroquímicos, e agroecologia é uma ciência inovadora, que se encaixa bem nessa proposta de produção, e que irá atender outras exigências, como, a rentabilidade financeira, a interação social e respeito ao meio ambiente, além de evitar alguns riscos à saúde dos consumidores. Partindo dessa contextualização, foram traçados três objetivos.
O primeiro será o diagnósticos das hortaliças produzidas na Horta Comunitária da Quadra 1.306 Sul e utilizadas pelos produtores locais, o segundo será a implantação das Unidade Experimental Participativa para demonstrar as práticas agroecológicas com participação dos alunos do IFTO e o terceiro, e último objetivo, será a oficina de avaliação e difusão do conhecimento agroecologico obtido pelos atores sociais envolvidos.
Todos os objetivos serão construídos visando o aprofundamento dos conhecimentos agroecológicos e seu desenvolvimento, de forma participativa e baseada em aspectos construtivistas.
Público Alvo
Comunidade rural local.
Período de Realização
5/4/2018 a 5/12/2018.