Horta na Escola: Uma Contribuição ao Ensino, Cultivo e Interação com o Meio Ambiente no Colégio da Polícia Militar de Araguatins
Resumo
A Organização Mundial da Saúde (1997) define que uma das melhores formas de promover a saúde é por meio da escola. Isso porque, a escola é um espaço social, onde muitas pessoas convivem, aprendem e trabalham, que os estudantes e os professores passam a maior parte de seu tempo. Além disso, é na escola onde os programas de educação e saúde podem ter maior repercussão, beneficiando os alunos na infância e na adolescência.
As escolas exercem importante papel nas práticas alimentares, estabelecendo os alimentos, o local e o momento adequado para seu consumo, permitindo que o aluno utilize os seus próprios recursos e respeitando sempre o meio ambiente.
A horta escolar tem como foco principal integrar as diversas fontes e recursos de aprendizagem. A horta pode ser integrada ao dia a dia da escola gerando fonte de observação e pesquisa, exigindo uma reflexão diária por parte dos professores e alunos envolvidos.
Será efetivado ainda, no término do projeto um Seminário na escola organizado pelos integrantes do projeto e apresentado pelos alunos, depois de se obter colheita de tudo que foi plantado, sendo assim, mostrando os principais desafios e benefícios encontrados na implantação e cultivo da horta. No dia da apresentação serão convidados todos os servidores da escola, alunos da própria escola e de outras instituições do ensino médio para prestigiarem esse seminário.
Público Alvo
Comunidade externa sem categorização específica.
Período de Realização
08/08/2018 a 17/12/2018.