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Ensino de Ciências Exatas como Feramenta para Inserção de Jovens no Mercado de Trabalho e Acesso ao Ensino Superior

por Lindomar Francisco Mendonça publicado 01/11/2018 11h24, última modificação 01/11/2018 11h25
Coordenado por: Maurício Donato de Moura Júnior no Campus de Pedro Afonso do IFTO

Resumo

Grande parte dos estudantes das escolas públicas do país apresenta baixo nível de aprendizagem devido a diversos fatores. Alguns que se destacam são a falta de estrutura, de recursos físicos e a valorização insuficiente dos profissionais da educação. Desses alunos, o grupo que possui menores condições econômicas e se encontra em situação de vulnerabilidade social é ainda mais prejudicado, uma vez que grande parte das vezes eles têm menor acesso à informação e cultura que os demais.

Uma consequência do baixo aproveitamento escolar é a dificuldade que os estudantes de baixa renda enfrentam para conquistar posições de liderança no mercado de trabalho. A baixa representatividade desses indivíduos pode ser notada em instituições de ensino superior, principalmente nas que não há a aplicação de ações afirmativas para ingresso de estudantes em situações mais vulneráveis.

Desde sua implantação, o Campus Avançado Pedro Afonso tem firmado parcerias com as instituições regionais para realização de ações de extensão. Nesse cenário, foi criado em fevereiro de 2018 o projeto de extensão "Inclusão Digital como Estratégia de Captação para o Mercado de Trabalho" em parceria com a única escola estadual da cidade. Com o bom andamento dessa parceria, a diretora da escola solicitou uma reunião com os professores do IFTO na qual ela apresentou uma outra grande problemática do colégio: os baixos níveis de desempenho dos alunos mais carentes nos processos seletivos de acesso ao ensino  técnico e superior, principalmente nas áreas de química, física e matemática.

Público Alvo

Estudantes do Ensino Médio em situação de vulnerabilidade social.

Período de Realização

13/8/2018 a 13/12/2018.