Aplicação de Tecnologias Assistivas Digitais no Suporte a Alfabetização de Estudantes Portadores da Síndrome de Down
Resumo
O Projeto “Aplicação de Tecnologias Assistivas Digitais no Suporte a Alfabetização de Estudantes Portadores da Síndrome de Down”, faz parte de um projeto maior desenvolvido pelo LabMídia - laboratório de mídias digitais (IFTO/Campus Palmas) onde são estudadas, aplicadas e difundidas tecnologias digitais e ambientes virtuais de aprendizagem de apoio ao ensino.
É um projeto de extensão universitária que propõe integrar a comunidade acadêmica do IFTO com a comunidade acadêmica da APAE, com o intuito de construir estratégias pedagógicas que contemplem a combinação das premissas da pedagogia tradicional, com os recursos e ferramentas oferecidas pelas tecnologias da informação e comunicação (Tic´s), e em especial a Internet. O foco do projeto é criar condições pedagógicas atraentes e eficientes no apoio à alfabetização de estudantes portadores da síndrome de Down na APAE – Palmas.
O projeto tem como eixo condutor seu trabalho educativo que articula o ensino, a pesquisa e a extensão do IFTO. Nesse contexto, o foco do trabalho é oferecer ferramentas digitais de ensino para apoio ao processo de ensino e aprendizagem (alfabetização) dos estudantes portadores da síndrome de Down da APAE-Palmas, destacando-se o uso de jogos digitais como meio de transmissão dos conhecimentos teóricos e práticos necessários à alfabetização.
Público Alvo
Estudantes portadores da síndrome de Down da APAE em Palmas.
Período de Realização
13/8/2018 a 13/12/2018.