Você está aqui: Página Inicial > IFTO > Reitoria > Pró-reitorias > Extensão > Projetos de Extensão > Por Área Temática > Projetos Executados em 2018 > Educação > Aplicação de Tecnologias Assistivas Digitais no Suporte a Alfabetização de Estudantes Portadores da Síndrome de Down

Aplicação de Tecnologias Assistivas Digitais no Suporte a Alfabetização de Estudantes Portadores da Síndrome de Down

por Lindomar Francisco Mendonça publicado 01/11/2018 10h49, última modificação 01/11/2018 10h50
Coordenado por: Gerson Pesente Focking no Campus de Palmas do IFTO

Resumo

O Projeto “Aplicação de Tecnologias Assistivas Digitais no Suporte a Alfabetização de Estudantes Portadores da Síndrome de Down”, faz parte de um projeto maior desenvolvido pelo LabMídia - laboratório de mídias digitais (IFTO/Campus Palmas) onde são estudadas, aplicadas e difundidas tecnologias digitais e ambientes virtuais de aprendizagem de apoio ao ensino.

É um projeto de extensão universitária que propõe integrar a comunidade acadêmica do IFTO com a comunidade acadêmica da APAE, com o intuito de construir estratégias pedagógicas que contemplem a combinação das premissas da pedagogia tradicional, com os recursos e ferramentas oferecidas pelas tecnologias da informação e comunicação (Tic´s), e em especial a Internet. O foco do projeto é criar condições pedagógicas atraentes e eficientes no apoio à alfabetização de estudantes portadores da síndrome de Down na APAE – Palmas.

O projeto tem como eixo condutor seu trabalho educativo que articula o ensino, a pesquisa e a extensão do IFTO. Nesse contexto, o foco do trabalho é oferecer ferramentas digitais de ensino para apoio ao processo de ensino e aprendizagem (alfabetização) dos estudantes portadores da síndrome de Down da APAE-Palmas, destacando-se o uso de jogos digitais como meio de transmissão dos conhecimentos teóricos e práticos necessários à alfabetização.

Público Alvo

Estudantes portadores da síndrome de Down da APAE em Palmas.

Período de Realização

13/8/2018 a 13/12/2018.