Você está aqui: Página Inicial > IFTO > Reitoria > Pró-reitorias > Extensão > Projetos de Extensão > Por Área Temática > Projetos Executados em 2018 > Educação > A Informática como Veículo de Conhecimento, Formação e Estreitamento de Gerações

A Informática como Veículo de Conhecimento, Formação e Estreitamento de Gerações

por Lindomar Francisco Mendonça publicado 04/09/2018 08h45, última modificação 08/11/2019 11h58
Coordenado por Roberto Lima Sales no Campus de Paraíso do Tocantins do IFTO.

Resumo

Acredita-se que mais do que capital e tecnologia, o desafio que se faz presente é o da formação de mão-de-obra especializada.

As novas tendências do mercado de trabalho, em seus variados setores, alavancam cada vez mais a área da informática como atividade de apoio à maioria do setor produtivo. Com isso é grande a necessidade da inclusão do indivíduo como ser atuante e capaz de atender a essas necessidades e tendências, não mais emergentes e sim plantadas no mundo global.

Com a introdução de novas tecnologias e as novas formas de organização da produção, o conteúdo do trabalhador e a qualificação exigida dos trabalhadores, são as principais exigências do mercado de trabalho do mundo atual.

Um dos impactos mais preocupantes neste inicio de século, no setor educacional, é o que se referem às relações trabalho/educação, mercado de trabalho, economia, empregabilidade etc. Uma sociedade baseada no conhecimento que valoriza, sobretudo, a inteligência e a informação, os países ou regiões que incentivarem a educação como elemento primordial para a subsistência estarão mais preparados para enfrentar os problemas sociais, por exemplo, o desemprego. A competitividade de uma região depende de sua capacidade de tirar vantagem das oportunidades nos mercados nacionais e internacionais.

Este projeto vem atender à solicitação de qualificação e formação básica das pessoas, alavancando o comércio e a indústria regional, gerando mão-de-obra qualificada, novas frentes de trabalho, novos empregos, melhoria na qualidade dos serviços prestados, sistematização na resolução dos problemas locais, com a possibilidade de manter as pessoas em suas cidades, diminuindo a migração para outros lugares com melhor infra-estrutura, gerando possibilidades para o emprego e a empregabilidade.

Público Alvo

Pais ou responsáveis dos alunos, alunos e funcionários da Escola Municipal Bernardo Sayão.

Período de Realização

5/4/2018 a 5/12/2018.