Inclusão, Acessibilidade e Diversidade
Qual a finalidade da coordenação do NAPNE?
A coordenação do NAPNE - Núcleo de apoio a pessoas com necessidades específicas - tem por finalidade apoiar e desenvolver ações, programas, projetos que contribuam para a promoção da inclusão escolar de pessoas com necessidades educacionais específicas, buscando viabilizar as condições para o acesso, permanência e êxito, e na sua qualidade de vida com ética, respeito, cidadania e social em todos os campis.
Há uma coordenação-geral na reitoria, de apoio e uma coordenação de atendimento local em cada campus da instituição, que conta ainda com uma equipe multiprofissional e membros da comunidade escolar.
Notícias das ações dos núcleos
22 anos da Lei de Libras: IFTO desenvolve ações contínuas para garantir o direito linguístico e a inclusão da comunidade surda

Curso técnico, atividades extensivas e acolhimento de estudantes surdos fazem parte das atividades
Unidade de Gurupi tem programação em apoio ao Dia Mundial da Conscientização do Autismo

Ações foram promovidas pelo NAPNE voltadas para comunidade interna e externa
IFTO está com inscrições abertas para seleção simplificada de profissionais de Libras

Inscrições poderão ser realizadas de 1 a 9 de março
Calendário Inclusivo
Acesse o calendárioDocumentos e normas
ver documentosO que é Napne
O Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (Napne) é um órgão institucionalizado por intermédio do Programa Educação, Tecnologia e Profissionalização para Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas – TEC NEP. O objetivo é a implantação e a consolidação de políticas inclusivas no IFTO, com vistas a garantir o acesso e a permanência do estudante com necessidades educacionais específicas nas áreas de ensino, pesquisa e extensão.
O que é Neabi
O Núcleo de Atendimento e Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabi) do IFTO é constituído por grupos de ensino, pesquisa e extensão voltados para o direcionamento de estudos e ações alinhados às questões étnico-raciais. Está voltado para as ações afirmativas e em especial para a área do ensino sobre África, cultura negra e história do negro no Brasil, conforme prescrito na Lei n.º 10.639, de 9 de janeiro de 2003, e sobre as questões indígenas, conforme disposto na Lei n.º 11.645, de 10 de março de 2008, que normatiza a inclusão das temáticas nas diferentes áreas de conhecimento e nas ações pedagógicas.
O que é NUCA
Núcleos de Combate ao Assédio: são núcleos, ou instâncias similares, instituídos nos campi do IFTO por portaria e dotadas de regulamento próprio com função de realizar atendimento de estudantes vítimas de situações de assédio moral e/ou sexual e encaminhar as denúncias à ouvidoria e ao conselho tutelar, se for o caso;