Você está aqui: Página Inicial > Campus Palmas > O Campus > Cursos > Técnicos > Integrado Regular > Técnico em Agronegócio

Técnico em Agronegócio

por Diretoria de TI publicado 12/07/2017 11h27, última modificação 07/02/2018 15h28

Sobre o Curso

por Diretoria de TI publicado 10/07/2017 11h00, última modificação 07/02/2018 15h27

Técnico em Agronegócio

Diretor-geral: Octaviano Sidnei Furtado
E-mail: palmas@ifto.edu.br
Telefone: (63) 3236 4000

Coordenador(a): Jeane Pâmela Rubim Gomes
E-mail: cepiem@ifto.edu.br 
Telefone: (63) 3236 4020

Habilitação: Técnico(a) em Agronegócio
Eixo Tecnológico: Recursos Naturais
Forma de Articulação: Integrado ao Ensino Médio
Duração do Curso: 3 anos
Turno: Integral 

Objetivo Geral: Preparar profissionais  capacitados  a  viabilizar  soluções  tecnológicas  competitivas  para  o desenvolvimento  e  crescimento  das  empresas  rurais  alcance  seus  objetivos  de  forma eficiente,  eficaz  e  com  responsabilidade  social  e  ambiental  a  partir  do  domínio  da produção, processos e gestão do agronegócio. 

Objetivos Específicos:

Capacitar técnica e empresarialmente os alunos nível médio vocacionados para a  área,  preparando-os para  administrarem  propriedades  rurais,  competitivamente  e  de maneira  sustentada, garantindo níveis  crescentes  de  renda  para  suas  famílias  e fortalecendo a integração dos produtos gerados pelo setor agrícola com o setor industrial de alimentos da Região;

Contribuir  na  geração  de  recursos  humanos  qualificados  que  dominem  os conceitos e princípios básicos da produção, processos e gestão de agronegócio; 

Capacitar profissionais para compreender as organizações rurais sob o enfoque das cadeias de produção e do agronegócio e a inter-relação entre os elos das cadeias produtivas;

Dirigir e coordenar estudos e análises, bem como implementar programas de desenvolvimento da agricultura familiar;  

Dirigir programas de avaliação, políticas e planos, levando em consideração as características  dos empreendimentos  rurais,  a  pluriatividade,  o  associativismo  e  o cooperativismo no agronegócio;

Fomentar a discussão do objeto e da prática da gestão rural;  

Desenvolver, além da capacidade analítica, executiva e decisória, condições de discutir novas alternativas de negócios no espaço rural;

Capacitar profissionais para a prática do Cooperativismo e o desenvolvimento de redes de produção.

Capacitar  o  profissional  para  assessorar,  tecnicamente,  os  segmentos  do agronegócio para a utilização sustentável dos recursos ambientais.  

Formar profissionais com visão sistêmica da estrutura de produção agrícola e da  gestão  de  políticas  públicas  voltadas  ao  meio  rural,  com  capacidade  para  gerar tecnologias,  operar,  maximizar  e  dar  sustentabilidade  aos  sistemas  agroindustriais,  a partir  do  conhecimento  das  atividades  rurais  e  das  relações  intersetoriais  com  o mercado.

Preparar  profissionais  capacitados  para  atuar  em  equipes  multidisciplinares, compreender  a  necessidade  do  contínuo  aperfeiçoamento  profissional,  a  assessorar agricultores  e agroindústrias pratica  de  formas  associativas  e  cooperativas,  apoiarem iniciativas  associativas  no  setor  do agronegócio,  colaborar  no  planejamento  e  na organização  de  agroindústrias  de  acordo  com  as potencialidades  locais.  Utilizar  a tecnologia  na  elaboração  de  projetos  administrativos  para a agropecuária,  visando  a eficiência econômica e a eficácia dos resultados de uma empresa rural, não importando o  tamanho  da  propriedade,  e  de  forma  que  esta  seja  de  uma  autêntica  empresa rural, buscando-se o lucro através da comercialização dos produtos obtidos.

Campo de Atuação:

 Propriedades rurais. Estabelecimentos agroindustriais. Empresas de assistência técnica, extensão rural e pesquisa.


Arquivo do Projeto Pedagógico do Curso

Acervo do curso

por Diretoria de TI publicado 16/10/2017 10h41, última modificação 16/10/2017 10h41

Acervo do curso - Leia mais…

Calendário Acadêmico

por Diretoria de TI - Vivian Facundes última modificação 07/02/2018 15h28

Calendário Acadêmico - Leia mais…

Corpo Docente

por Diretoria de TI publicado 16/10/2017 10h41, última modificação 07/02/2018 15h31
NomeRegime de TrabalhoFormação e Titulação
 
 
DE =  Dedicação Exclusiva.

Documentos

por Diretoria de TI publicado 16/10/2017 10h41, última modificação 17/10/2017 10h12

Documentos - Leia mais…

Horário de aula

por Diretoria de TI publicado 16/10/2017 10h41, última modificação 16/10/2017 10h41

Horário de aula - Leia mais…

Infraestrutura

por Diretoria de TI publicado 16/10/2017 10h41, última modificação 19/12/2017 11h46

      O Campus Palmas do IFTO oferece como ambientes acadêmicos essenciais mais de 40 salas de aula, com mais 36 em construção, além de biblioteca, auditório, refeitório, 04 mini-auditórios e mais de 40 laboratórios e oficinas, o que garante uma condição adequada ao desenvolvimento dos currículos.


      A instalação de uma nova biblioteca com mais de 2.500,00m², amplia o atendimento tanto para a comunidade interna como externa. A nova Biblioteca do Campus Palmas possui salas de estudos individuais, salas de leitura para estudo coletivo, sala do acervo de livre acesso, salas para acesso à internet, salas de vídeo, salas de periódicos, entre outras. A Biblioteca assina jornais locais, revistas nacionais, além de revistas técnicas da área de Física. A biblioteca possui livre acesso ao acervo, possibilitando ao usuário o manuseio das obras e retirada de exemplares através do empréstimo informatizado. A biblioteca dispõe também de um sistema antifurto para segurança do patrimônio.
      Os seguintes serviços são oferecidos pela biblioteca:
-Consulta on-line do acervo;
-Empréstimo domiciliar automatizado;
-Reserva;
-Renovação;
-Acesso à Internet;
-Pesquisa bibliográfica;
-Orientação e normalização básica de trabalhos acadêmicos;
-Horário de funcionamento diário ininterrupto.


      A atualização do acervo é feita anualmente, de acordo com a dotação orçamentária disponível para compra de acervo bibliográfico, onde são comprados livros de acordo com a ementa do Curso, para dar suporte às aulas, às pesquisas e executada pelo corpo docente. A solicitação é feita pelos professores junto às Coordenações que encaminham as requisições para Coordenação da Biblioteca e posteriormente para a Diretoria de Administração e Planejamento.


      Já foi implantada a Empresa Júnior do Instituto Federal de Tecnologia (IFTO) – Campus Palmas, mobilizada pelos estudantes do curso superior de tecnologia em Agronegócio. O projeto expressa a necessidade, viabilidade, natureza e forma de uma Empresa Júnior na área de atuação dos Cursos Superiores e Técnicos do IFTO.


      O Campus Palmas do IFTO possui ainda um Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Especiais - NAPNE, com trabalho voltado especificamente às políticas de acessibilidade.


      As instalações físicas do campus possuem rampas, em sua grande maioria com corrimãos que permitem o acesso das pessoas com deficiência física aos espaços de uso coletivo da instituição, assim como as salas de aula e laboratórios da instituição. Há reservas de vagas em estacionamentos nas proximidades das unidades da instituição, e banheiros adaptados que dispõem de portas largas e espaço suficiente para permitir o acesso de cadeira de rodas, com barras de apoio nas paredes dos banheiros nos boxes e em torno das cubas, além de lavabos e bebedouros instalados em altura acessível aos usuários de cadeiras de rodas.


      Existem também telefones públicos instalados em altura acessível aos usuários de cadeiras de rodas, instalado junto à área de vivência, assim como telefones públicos adaptados às pessoas com deficiência auditiva, instalado junto à recepção e na sala do NAPNE.

Grade Curricular

por Diretoria de TI publicado 16/10/2017 10h41, última modificação 16/10/2017 10h41

Grade Curricular - Leia mais…