Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Leilão de bovinos disponibiliza animais de alta genética a produtores

Notícias

Leilão de bovinos disponibiliza animais de alta genética a produtores

Licitação

Modalidade de licitação foi realizada no mês de agosto e contou com 197 animais
por publicado: 02/09/2021 16h02 última modificação: 02/09/2021 16h02
Produtores avaliando os animais

Produtores avaliando os animais

Desde o início da pandemia do novo coronavírus e suspensão das aulas presenciais, na unidade de Araguatins do IFTO, seu setor de bovinocultura apresentava uma quantidade excedente de animais, uma vez muitos desses animais de corte, que seriam destinados à alimentação no refeitório da instituição, passaram a ocupar os pastos por um tempo muito maior, gerando um custo oneroso para sua alimentação, que não tinha como ser mantido pelo IFTO. Diante dessa situação, foi realizada uma licitação na modalidade leilão, de 197 bovinos, divididos em 17 lotes, no dia 24 de agosto, nas dependências da unidade de ensino, atendendo a todos os requisitos legais previstos na lei 8666/93.

 O leilão contou com a participação de produtores da região do Bico do Papagaio e também do estado do Pará. Segundo o presidente da comissão responsável pelo leilão, Wellington Vieira, além da oportunidade de solucionar o problema relacionado ao excesso de bovinos na instituição, o leilão oportunizou desde o pequeno ao grande produtor à aquisição de animais de alta genética por valores acessíveis. Dessa forma, a unidade de Araguatins promoveu, ainda, uma atividade extensiva, ao atender às demandas de produtores por esses animais.

 No que se refere a valores, o leilão arrecadou um total de R$ 677.970,61, que serão destinados a gastos com capital, ou seja, investimento ou outras despesas de capital, como: aquisição de bens móveis e bens imóveis (obras, mobiliário e etc…) pelo IFTO.