Você está aqui: Página Inicial > Notícias > MTur e IFTO promovem aula inaugural do curso de inglês e espanhol aplicado ao turismo

Notícias

MTur e IFTO promovem aula inaugural do curso de inglês e espanhol aplicado ao turismo

Cerimônia virtual realizada na última quarta-feira também marcou o encerramento da qualificação para guias de turismo
por publicado: 02/09/2021 16h20 última modificação: 18/10/2022 11h52
Foto: Ministério do Turismo

Teve início na última quarta-feira (01.09) o curso online e gratuito de inglês e espanhol aplicado ao turismo, promovido pelo Ministério do Turismo, em parceria com o Instituto Federal do Tocantins (IFTO). Ao todo, mais de 2.500 profissionais que atuam no setor de turismo se inscreveram para participar da qualificação, seja nas áreas de hospedagem, transporte, restaurantes, entre outros, além de estudantes. Uma cerimônia virtual marcou tanto as boas-vindas aos novos alunos como também o encerramento de uma turma formada por guias de turismo que concluíram a capacitação em idiomas.

Anualmente, o Brasil recebe cerce de 6 milhões de visitantes estrangeiros, que precisam de suporte para se comunicar e conhecer o país. Para o ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, a qualificação é um passo fundamental à retomada das atividades turísticas.

“Sabemos que o Brasil ocupará um lugar de destaque no cenário pós-pandemia, principalmente pelo enorme potencial que temos para o turismo de natureza e que tem sido apontado como a grande tendência para o setor. Ao atender melhor o turista estrangeiro, melhorando a comunicação, ganhamos competitividade no cenário internacional e garantimos uma experiência ainda melhor para quem nos visita”, comentou Machado Neto.

O secretário nacional de Desenvolvimento e Competitividade do Turismo, William França, que participou da cerimônia virtual, destacou que a qualificação proporciona, ao mesmo tempo, aprimoramentos na carreira profissional e uma ampliação da qualidade no atendimento aos visitantes internacionais. “O investimento na qualificação feito hoje será recompensado e, com toda certeza, renderá os melhores resultados nas suas carreiras profissionais. A qualificação é um norte que temos na nossa gestão e permanecemos trabalhando para garantir o ensino de qualidade, com fácil acesso, e sempre de forma gratuita, focando nas reais necessidades e demandas do turismo”, acrescentou.

O reitor do IFTO, Antônio da Luz Júnior, também ressaltou a importância da qualificação. “Além de comemoramos a conclusão do curso de guias de turismo tanto na língua inglesa quanto na língua espanhola, damos as boas-vindas aos novos estudantes ao curso. Agora, não mais específico para guias de turismo e condutores, mas aberto a todos os profissionais da cadeia do turismo. Mais um passo nesta parceria entre IFTO e Ministério do Turismo que vai fortalecer a cadeia e fazer com que todos vocês estejam preparados para receber muito bem os turistas que vão buscar cada vez mais o nosso país com o fim da pandemia”, disse.

A professora Rayane Ruas parabenizou a iniciativa de ofertar, gratuitamente, uma qualificação em idiomas a profissionais do setor de turismo. “O curso foi tão fantástico que tivemos uma segunda edição, e essa segunda edição já começa com um número de inscritos quase 10 vezes maior do que a primeira. Não poderia deixar de parabenizar o Ministério do Turismo por essa iniciativa, por apostar na qualificação, por promover cada vez mais a qualificação da nossa cadeia produtiva para aqueles que estão lá na ponta em contato com o turista”, afirmou.

QUALIFICAÇÃO - Os cursos de inglês e espanhol seguem o formato de ensino a distância (EaD), com carga horária de 200h cada, dividida em cinco módulos. A qualificação apresenta uma matriz curricular inovadora, com temas transversais do setor de turismo, como boas práticas no turismo de aventura e gastronomia, adaptados aos idiomas. Desta forma, aproximam o conteúdo da realidade profissional dos estudantes. As aulas gravadas serão disponibilizadas na plataforma Moodle do IFTO. Já as aulas ao vivo serão ministradas via webconferência, uma vez por semana.

Inicialmente, as vagas foram ofertadas para guias de turismo e condutores, sendo abertas, posteriormente, para os demais profissionais e estudantes do setor de turismo. As qualificações contam também com o apoio do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), da Federação Nacional dos Guias de Turismo (Fenagtur) e do Conselho Municipal de Turismo (COMTUR) de Alto Paraíso-GO.

 

Por Amanda Costa

Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo