Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Implantação de Sistema Voisin é tema de aula prática

Implantação de Sistema Voisin é tema de aula prática

por publicado: 14/03/2022 15h25 última modificação: 19/10/2022 11h11

Com informações Alfonso Siqueira Dimperio

No final do mês de fevereiro o professor Alfonso Siqueira Dimperio, da unidade de Araguatins, ministrou uma aula prática para estudantes do curso de engenharia Agronômica, sobre implantação de sistema Voisin, que consiste em um sistema de manejo e pastejo, que eleva a produtividade da pastagem e a fertilidade do solo. Nesse sistema, os ovinos ficam um período pastejando em um área delimitada, como trata-se de um método de pastejo rotacionado, os animais permanecem pouco tempo em uma mesma área, possibilitam que o pasto de recupere.

Durante a aula, que ocorreu dentro da disciplina de forragicultura, os estudantes realizaram a montagem e a instalação de cerca solar móvel utilizando o pastoreio Voisin. De acordo com o professor Alfonso, não foram utilizados agrotóxicos e adubação química. Colocando um grande número d ovinos em área pequena por período de um dia. Estes depositaram grande quantidade de dejetos, alimentando a vida visível e invisíveis do solo tornando ativo o solo pela produção de comida para o pasto.