Sobre o Curso

por Diretoria de TI publicado 06/09/2017 10h20, última modificação 14/04/2023 10h10

O Curso Técnico em Informática tem duração de 18 (dezoito) meses, com período máximo de integralização de 72 (setenta e dois) meses. O curso é presencial, ofertado em turno noturno.

Os componentes curriculares serão trabalhados na forma semestral, em módulos, inclusive os projetos integradores (3 componentes, 1 por módulo). Para a integralização do curso, o prazo mínimo será de 18 meses e máximo de 36 meses. As aulas presenciais serão ministradas no turno noturno, com duração de 50 minutos cada, com início e término de acordo com a publicação semestral do horário de aulas e calendário acadêmico do campus.

A carga horária total do curso terá um quantitativo de 1426,7 horas, em consonância com o Catálogo Nacional de Cursos Técnicos - CNCT/MEC, que estipula o mínimo de 1200 horas para o curso. Desse total, 1000 horas de aulas (79%) serão ofertadas de forma presencial e 266,67 horas de aulas (21%) no formato EaD. A composição da matriz curricular inclui ainda o Estágio Curricular Supervisionado, de caráter obrigatório, com carga horária total de 100h e mais 60h de atividades complementares opcionais.

Ao final de cada semestre (módulo) cursado com êxito, o aluno fará jus e poderá solicitar a certificação intermediária correspondente, de acordo com o Guia Pronatec de cursos FIC (MEC):

Módulo I - Montador e reparador de computadores;

Módulo II - Instalador e reparador de redes de computadores;

Módulo III - Programador de sistemas.

GESTÃO

Diretor-geral: Albano Dias Pereira Filho
E-mail: portonacional@ifto.edu.br

Coordenador(a): Heleno Manduca Ayres Leal
E-mail: ccts.porto@ifto.edu.br

Habilitação: Técnico(a) em Informática
Eixo Tecnológico: Informação e Comunicação
Forma de Articulação: Subsequente ao Ensino Médio
Duração do Curso: 3 Módulos de 6 meses (1 ano e meio)
Turno: Vespertino

OBJETIVO GERAL

Esse curso busca principalmente o aprendizado de novas técnicas, atualização tecnológica, gestão de pessoas e problemas, tendo em vista uma resposta à demanda quantitativa da região e um significativo aumento da melhoria qualitativa em manutenção e operação de computadores, softwares Web, comunicação de dados e em programas desenvolvimento de atividades empresariais, industriais, de comercialização e prestação de serviço. Preparando, dessa forma, profissionais capazes de realizar atividades de concepção, especificação, projeto, implementação, avaliação, suporte e manutenção de sistemas e de tecnologias de processamento e transmissão de dados e informações, incluindo hardware, software, aspectos organizacionais e humanos, visando a aplicações na produção de bens, serviços e conhecimentos. 

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

a) Assistente em Manutenção e Redes de Computadores, que tem objetivo preparar profissionais para atuarem no mercado de trabalho formal ou informal em atividades de estruturação, instalação, configuração, monitoração e manutenção de computadores. Visa também capacitar pessoas para desenvolverem atividades que envolvam supervisão, gerência e administração de redes de computadores. Analisando e discutindo as principais tendências de comunicação de dados em ambientes homogêneos e heterogêneos, bem como os recursos oferecidos pela rede

b) Assistente em Desenvolvimento de Sistemas para internet, que visa a formação de profissionais para o trabalho com desenvolvimento de software para a Internet, aplicando lógica e linguagem de programação, estrutura de dados, tecnologia de orientação a objetos e banco de dados. Preparando o educando com os conceitos básicos de programação e técnica, utilizando linguagens especificas de forma eficaz e coerente com as novas tecnologias do mercado. 

CAMPO DE ATUAÇÃO

O profissional poderá atuar em Instituições públicas, privadas e do terceiro setor que precisam de serviços e aplicações computacionais para internet, desenho de produtos gráficos para internet e programação de sistemas computacionais.

Arquivo do Projeto Pedagógico do Curso