Sobre o Curso

por Diretoria de TI publicado 06/09/2017 10h20, última modificação 14/04/2023 09h49

 O Curso Técnico em Meio Ambiente integrado ao ensino médio tem duração de 36 (trinta e seis) meses, com período máximo de integralização de 72 (setenta e dois) meses. O curso é presencial, ofertado em turno integral/diurno.

 O curso forma profissionais empreendedores, promovendo a construção de competências que contemplem habilidades, conhecimentos e comportamentos que atendam às demandas do setor produtivo, ambiental e das relações sociais; bem como a capacidade de dialogar com áreas de conhecimento afins.

GESTÃO

Diretor-geral: Albano Dias Pereira Filho

E-mail: portonacional@ifto.edu.br

Coordenador: Grasiele Silva Amorim
E-mail: ccmiambiente.porto@ifto.edu.br

Habilitação: Técnico(a) em Meio Ambiente

Eixo Tecnológico: Ambiente e Saúde
Forma de Articulação: Integrado ao Ensino Médio
Duração do Curso: 3 anos
Turno: Integrado

OBJETIVO GERAL

O curso Técnico em Meio Ambiente integrado ao ensino médio, presencial, tem como objetivo formar profissionais técnicos de nível médio, em Meio Ambiente, com competências, habilidades e atitudes que assegurem um desempenho adequado às expectativas e necessidades do mercado de trabalho, visto que assegura vários benefícios para população da cidade e da região, pois se por um lado ajuda a suprir uma necessidade dos empreendimentos por mão de obra qualificada, favorecendo o desenvolvimento da economia, por outro atende à demanda social por trabalho e renda, contribuindo para que a população, principalmente a jovem, tenha acesso ao mercado de trabalho, seja através do emprego público ou privado, e assim, uma melhor qualidade de vida.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

O curso técnico em Meio Ambiente visa atender os seguintes princípios norteadores da legislação vigente e da sua proposta pedagógica:

• articulação da educação profissional técnica com o ensino médio;

• respeito aos valores estéticos, políticos e éticos;

• desenvolvimento de competências para a laboralidade;

• flexibilidade, interdisciplinaridade e contextualização;

• identidade dos perfis profissionais de conclusão de cursos;

• atualização permanente dos cursos e currículos;

• competência técnica e compromisso político;

• honestidade e responsabilidade;

• justiça social e solidariedade humana;

• profissionalismo e inovação;

• respeito ao homem e à natureza;

• direitos humanos e deveres sociais.

Além disso, visa oferecer condições para que o estudante desenvolva as competências profissionais gerais requeridas pela área de meio ambiente.

CAMPO DE ATUAÇÃO

O profissional técnico em Meio Ambiente é qualificado para atuar na área Ambiental, coletando, armazenando e interpretando informações, dados e documentações ambientais. Organizando programas de Educação ambiental com base no monitoramento, correção e prevenção das atividades autrópicas, conservação dos recursos naturais através de análises prevencionista.

Pode relacionar os sistemas econômicos e suas interações com o meio ambiente. Relaciona os sistemas econômicos e suas interações com o meio ambiente.

Organizar redução, reuso e reciclagem de resíduos e/ou recursos utilizados em processos. Opera sistemas de tratamento de poluentes e resíduos. Realiza e coordena o sistema de coleta seletiva. Além de elaborar relatórios e estudos ambientais.

Também identifica os padrões de produção e consumo de energia. Realiza levantamentos ambientais. Propõe medidas para a minimização dos impactos e recuperação de ambientes já degradados. Bem como, executa plano de ação e manejo de recursos naturais. 

Arquivo do Projeto Pedagógico do Curso VIGENTE (Turmas ingressantes a partir de 2022)


Arquivo do Projeto Pedagógico do Curso ATIVO (Turmas ingressantes até 2021)