Sobre o Curso

por Diretoria de TI publicado 06/09/2017 10h20, última modificação 14/04/2023 09h42

O Curso Técnico em Informática para Internet, integrado ao ensino médio, tem duração de 36 (trinta e seis) meses, com período máximo de integralização de 72 (setenta e dois) meses. O curso é presencial, ofertado em turno integral/diurno.

Os componentes curriculares serão trabalhados na forma anual, com exceção de Língua Estrangeira - Inglês, Filosofia, Arte, Sociologia, todos que formam a base profissional, os projetos integradores e a base diversificada que serão trabalhados semestralmente. A carga horária da Base Nacional Comum Curricular terá um quantitativo de 2040 horas e a carga horária da formação profissional, tendo como base o Catálogo Nacional de Cursos Técnicos - CNCT/MEC, corresponderá a um total de 1020 horas. A composição da matriz curricular inclui o Estágio Curricular Supervisionado, com carga horária total de 100h, e 60h de atividades complementares, ambos obrigatórios.

O profissional deve estar aportado em uma base de conhecimento tecnológico, relacionamento interpessoal, comunicação oral, pensamento crítico e racional, com capacidade criativa, de gestão e visão estratégica em operações dos sistemas computacionais. O Técnico em Informática para Internet deve buscar atualização profissional para utilização de novas tecnologias e soluções para problemas recorrentes em ambientes de trabalho. 

O Técnico em Informática para Internet adquirirá competências em desenvolver sistemas, com o uso das linguagens compiladas ou interpretadas, com ou sem o paradigma de orientação a objetos, além de ter as habilidades para criar e manter bancos de dados.

GESTÃO

Diretor-geral: Albano Dias Pereira Filho

E-mail: portonacional@ifto.edu.br

Coordenador(a): Elvis Nascimento da Silva
E-mail: ccmiinternet.porto@ifto.edu.br

Habilitação: Técnico(a) em Informática para Internet
Eixo Tecnológico: Informação e Comunicação
Forma de Articulação: Integrado ao Ensino Médio
Duração do Curso: 3 anos
Turno: Integrado

OBJETIVO GERAL

Possibilitar a estudantes formação geral inseparável da formação profissional em todos os campos em que se verifica a preparação para o trabalho, seja nos processos produtivos, seja nos processos educativos.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

a) Consolidar e aprofundar os conhecimentos adquiridos no ensino fundamental.

b) Possibilitar o prosseguimento de estudos.

c) Preparar para o trabalho e para a cidadania, oportunizando a aprendizagem contínua e  flexível a novas condições de ocupação ou aperfeiçoamentos posteriores.

d) Oportunizar uma formação ética e o desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico.

e) Promover a compreensão dos fundamentos científico-tecnológicos dos processos produtivos, relacionando a teoria com a prática, na articulação entre os componentes curriculares.

f) Capacitar profissionais para o desenvolvimento de programas de computador para internet.

Além disso, visa oferecer condições para que se desenvolva as competências profissionais gerais requeridas pela área.

CAMPO DE ATUAÇÃO

O profissional poderá atuar em Instituições públicas, privadas e do terceiro setor que precisam de serviços e aplicações computacionais para internet, desenho de produtos gráficos para internet e programação de sistemas computacionais. 

Arquivo do Projeto Pedagógico do Curso (ATIVO)

Arquivo do Projeto Pedagógico do Curso (VIGENTE)