Sobre o Curso

por Diretoria de TI publicado 10/07/2017 11h00, última modificação 05/08/2024 14h04

Licenciatura em Química

Diretora-Geral: Prof. Dr. Fernando Morais Rodrigues
E-mail: paraiso@ifto.edu.br
Telefone: (63) 3361-0300

Gerente de Ensino: Profa. Me. Ana Mariza Honorato da Silva
E-mail: geren.paraiso@ifto.edu.br
Telefone: (63) 3361-0316

Coordenador(a): Prof. Dr. Gerso Pereira Alexandre
E-mail: ciencias.paraiso@ifto.edu.br
Telefone: (63) 3361-0342

Supervisor de Estágio Curricular Supervisionado:  Profa. Sc.M. Regiane Lopes dos Santos
E-mail: regianels@ifto.edu.br

Supervisor de Atividades Complementares: Profa. Dra. Helida Monique Cordasso Fagnani 
E-mail: helida.fagnani@ifto.edu.br

Supervisor de Trabalho de Conclusão de Curso: Profa. Dra. Helida Monique Cordasso Fagnani 
E-mail: helida.fagnani@ifto.edu.br

Dados Gerais
Grau Licenciatura
Área do Conhecimento Ciências da Natureza
Turno Noturno
Duração do Curso Mínimo 8 semestres (4 anos) e Máximo 16 semestres (8 anos)
Autorização Resolução n.º 08/2012/CONSUP/IFTO, de 14 de fevereiro de 2012.
Reconhecimento Portaria MEC n.º 301, de 08 de julho de 2016.
Renovação de Reconhecimento Portaria MEC n.º 918, de 27 de Dezembro de 2018.
Conceito ENADE 2 (2017)
Conceito Preliminar do Curso (CPC) 3 (2017)
Conceito de Curso (CC) 3 (2016)

Objetivo Geral: 

 Formar o Licenciado em Química para que ele possa desenvolver a docência para o ensino de química na educação básica; promover a educação de forma científica e pedagógica priorizando os conhecimentos tecnológicos também; oferecer ferramentas para o desenvolvimento da docência na educação básica, fazendo a interdisciplinaridade com as outras áreas do conhecimento, meio ambiente, regionalismo e cultura afro-brasileira.

Objetivos Específicos:

- Atuar com base numa visão abrangente do papel social do educador e da compreensão da ciência como atividade humana contextualizada e como elemento de interpretação e intervenção no mundo.
- Exercer a reflexão crítica sobre sua própria prática como educador, sendo capaz de buscar e compreender novas ideias e novas tecnologias, relacionando-as ao ensino de Ciências.
- Buscar o conhecimento com autonomia intelectual e vê-lo como um recurso para a emancipação e possibilidade de maior equalização de oportunidades socioeconômicas.
- Desenvolver atividades técnicas e práticas de forma integrada e interdisciplinar;desenvolver, em estágio, estratégias de ensino que permitam ao estudante ser sujeito ativo do processo de ensino-aprendizagem.
- Participar ativamente do processo de construção do conhecimento; incentivar a pesquisa em educação como instrumento de qualificação profissional e de educação continuada.
- Proporcionar uma formação adequada com domínio dos conceitos fundamentais da área, com capacidade de compreender e transmitir os conteúdos de Química.
- Elaborar projetos para o Ensino Fundamental e para o Ensino Médio coerentes com os novos Base Nacional Comum Curricular e com a práxis educativa, com consequente melhoria do ensino das Ciências.
- Utilizar tecnologias de ensino compatíveis com o nível de complexidade dos conteúdos de Ciências.
- Realizar atividades científicas desde a produção de textos, práticas laboratoriais, práticas de ensino, modelos explicativos e projetos de investigação, relacionados com a atuação docente e com a aplicabilidade dos conhecimentos científicos e tecnológicos na compreensão das Ciências e suas relações sociais.
- Sugerir alternativas de avaliação da aprendizagem como um processo contínuo,tendo em atenção o discente como sujeito ativo, cognitivo, afetivo e social.
- Usar o saber científico e tecnológico, particularmente alguns conteúdos básicos que funcionam como parâmetros de abordagem da realidade e como instrumento, para entender e resolver as questões problemáticas da vida cotidiana.

  

Arquivo do Projeto Pedagógico do Curso