Sobre o Curso
Licenciatura em Matemática
Diretor-geral: Prof. Dr. Fernando Morais Rodrigues
E-mail: paraiso@ifto.edu.br
Telefone: (63) 3361-0300
Gerente de Ensino: Profa. Me. Ana Mariza Honorato da Silva
E-mail: geren.paraiso@ifto.edu.br
Telefone: (63) 3361-0316
Coordenador(a): Prof. Me. Francisco Erilson Freire de Oliveira
E-mail: matematica.paraiso@ifto.edu.br
Telefone: (63) 3361-0345
Supervisor de Estágio Curricular Supervisionado: Prof. Me. Paulo Henrique de Araújo Pereira
E-mail: paulo.araujo@ifto.edu.br
Supervisor de Atividades Complementares: Prof. Me. Paulo Henrique de Araújo Pereira
E-mail: paulo.araujo@ifto.edu.br
Supervisor de Trabalho de Conclusão de Curso: Profa. Dr. Adriana Brito Aguiar Marques
E-mail: adrianamarques@ifto.edu.br
Supervisora de Práticas como Componentes Curriculares: Profa. Sc.M. Vilma Ribeiro de Almeida
E-mail: vilma.almeida@ifto.edu.br
Dados Gerais | |
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Grau | Licenciatura |
Área do Conhecimento | Ciências Exatas e da Terra |
Turno | Noturno |
Duração do Curso | Mínimo 8 semestres (4 anos) e Máximo 16 semestres (8 anos) |
Autorização | Resolução Ad Referendum n.º 002/2009/CONSELHO GESTOR/IFTO, de 09 de novembro de 2009, Resolução Ad Referendum n.º 20/2013/CONSUP/IFTO, de 29 de abril de 2013, convalidada pela Resolução n.º 23/2013/CONSUP/IFTO, de 23 de maio de 2013, Resolução n.º 30/2016/CONSUP/IFTO, de 24 de junho de 2016, Resolução Ad Referendum n.º 10/2019/CONSUP/IFTO, de 8 de outubro de 2019, convalidada pela Resolução n.º 68/2019/CONSUP/IFTO, de 12 de novembro de 2019, Resolução n.º 171/2022/CONSUP/IFTO, de 1º de dezembro de 2022. |
Reconhecimento | Portaria MEC nº 75, de 10 de fevereiro de 2017. |
Renovação de Reconhecimento | Portaria MEC nº 918, de 27 de Dezembro de 2018. |
Conceito ENADE | 3 (2017) |
Conceito Preliminar do Curso (CPC) | 3 (2017) |
Conceito do Curso (CC) | 4 (2016) |
Objetivo Geral:
O curso superior de licenciatura em Matemática do IFTO tem por objetivo formar professores para atuarem na educação básica na área de Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias, possibilitando ao graduado uma visão do conhecimento pedagógico e matemático, de modo que este profissional possa especializar-se posteriormente em áreas afins.
Objetivos Específicos:
- atuar com base numa visão abrangente do papel social do educador e da compreensão da ciência como atividade humana contextualizada e como elemento de interpretação e intervenção no mundo;
- exercer a reflexão crítica sobre sua própria prática como educador, sendo capaz de buscar e compreender novas ideias e novas tecnologias, relacionando-as ao ensino de Matemática;
- buscar o conhecimento com autonomia intelectual e nele reconhecer um recurso para a emancipação e possibilidade de maior equalização de oportunidades socioeconômicas;
- refletir sobre a prática pedagógica do ensino fundamental e médio da Matemática de forma contextualizada, por meio do aprofundamento teórico dos conteúdos com as atividades didáticas, para uma aprendizagem significativa;
- elaborar projetos para o ensino fundamental e para o ensino médio coerentes com os novos Parâmetros Curriculares Nacionais e com a práxis educativa, com consequente melhoria do ensino da Matemática;
- utilizar tecnologias de ensino compatíveis com o nível de complexidade dos conteúdos de Matemática;
- realizar atividades científicas desde a produção de textos, práticas laboratoriais e laborais, práticas de ensino, modelos explicativos e projetos de investigação, relacionados com a atuação docente e com a aplicabilidade dos conhecimentos científicos e tecnológicos na compreensão da Matemática e suas relações sociais;
- sugerir alternativas de avaliação da aprendizagem como um processo contínuo, tendo em atenção o discente como sujeito ativo, cognitivo, afetivo e social;
- utilizar o saber científico e tecnológico, particularmente alguns conteúdos básicos que funcionam como parâmetros de abordagem da realidade e como instrumento para entender e resolver as questões problemáticas da vida cotidiana;
- compreender a Matemática como uma atividade humana contextualizada, desenvolvendo atitudes positivas, facilitadoras de inserção na sociedade atual.