Técnico em Eletrotécnica
Sobre o Curso
Técnico em Eletrotécnica
Diretora-geral: Noemi Barreto Sales Zukowski
E-mail: palmas@ifto.edu.br
Telefone: (63) 3236 4068
Coordenador(a): Felipe Tozzi Bittencourt
E-mail: eletrotecnica.palmas@ifto.edu.br
Telefone: (63) 3236 4000
Habilitação: Técnico(a) em Eletrotécnica
Eixo Tecnológico: Controle e Processos Industriais
Forma de Articulação: Subsequente ao Ensino Médio
Duração do Curso: 3 Módulos de 6 meses (1 ano e meio)
Turno: Noturno
Objetivo Geral:
Formar técnico em eletrotécnica capaz de aprender permanentemente, desenvolver raciocínio lógico, trabalhar em equipe, compreender e resolver problemas.
Objetivos Específicos:
-Oportunizar formação sólida conforme perfil egresso constante no Catálogo Nacional dos Cursos Técnicos – CNCT;
- Promover a capacidade de continuar aprendendo, de acompanhar e suscitar mudanças nas condições de trabalho e na resolução de problemas;
- Operacionalizar nos ambientes laboratoriais oportunidades para que haja desenvolvimento de raciocínio lógico;
- Oportunizar situações que demanda trabalho em equipe;
- Proporcionar ao estudante condições para compreender e resolver situações do mercado de trabalho.
Campo de Atuação:
Empresas de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica. Empresas que atuam na instalação, manutenção, comercialização e utilização de equipamentos e sistemas elétricos. Grupos de pesquisa que desenvolvam projetos na área de sistemas elétricos. Laboratórios de controle de qualidade, calibração e manutenção. Indústrias de fabricação de máquinas, componentes e equipamentos elétricos. Concessionárias e prestadores de serviços de telecomunicações. Indústrias de transformação e extrativa em geral.
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Perguntas Frequentes
Acervo do curso
Calendário Acadêmico
Corpo Docente
Nome | Regime de Trabalho | Formação e Titulação |
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Brunno Henrique Brito
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DE | |
Marcos Balduino de Alvarenga
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DE | |
Michelle Ludmila
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DE | |
Jorge Luiz Passos Abduch Dias
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DE
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Juci Jose de Paula
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DE | |
Elcio Precioso De Paiva
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DE | |
Wendell Eduardo Moura Costa
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DE | |
Kaisson Teodoro de Souza
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DE | |
Wellington Dias
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DE | |
Adail Pereira de Carvalho
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DE | |
Humberto Rodrigues Macedo
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DE | |
Renato Luiz de Araujo Junior
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40h | |
Lorena Pereira Carvalho
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40h | |
Rene Faria de Araujo
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40h | |
Márcio Tamashiro
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DE | |
Emerson Montenegro Lima
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20h | |
Debora Maria dos Santos Castro
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DE | |
Rennan Carvalho Martins
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40h | |
Antônio Marcelino da Silva Filho
|
DE |
Documentos
Horário de aula
Infraestrutura
O Campus Palmas ocupa uma área de 128.508,39 m² com 31.789,59 m² de área construída, possuindo 17 blocos dos quais dois são pertencentes às áreas administrativas e os demais destinados às salas de aula, laboratórios e auditórios. O Auditório central tem 230 assentos e quatro outros auditórios com 90 assentos cada, distribuídos nos blocos acadêmicos do Campus. Um complexo esportivo com ginásio poliesportivo, 2 quadras externas, piscinas, campo de futebol e área de convivência. O Campus conta com um restaurante que serve, de segunda a sexta-feira, almoço e jantar aos estudantes, além de duas lanchonetes.
Os docentes possuem salas de trabalhos coletivas com mesas para reuniões e cadeiras diversas, quadros de avisos, armários para guarda de material, computadores ligados à internet, facilitando a flexibilização e comodidade dos mesmos no ambiente de trabalho. As salas dos docentes possuem iluminação, acústica, climatização adequada, além de banheiro masculino e feminino e de um espaço a parte que funciona como copa, composto por armários, fogão, geladeira, bebedouro de água e outros utensílios de cozinha.
O Campus Palmas conta com a Coordenação de Educação Inclusiva e Diversidade – CEID, que fica na primeira sala do bloco 14, o que facilita o acesso dos alunos com deficiência, por ter piso tátil. Há também outros núcleos como o NAPNE - Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas, que é destinado a realização de ações relacionadas às questões de Educação Inclusiva. O NEABI é um Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas, destinado a realização de pesquisas relacionadas às questões etnicorraciais subcategorizadas em afro-brasileira, africana e indígena. E por último, o NEGES, que é um Núcleo Educacional de Gênero e Sexualidade do IFTO – Campus Palmas, destinado a realização de ações relacionadas às questões de gênero e à diversidade sexual, bem como estudos acerca da vida de mulheres e minorias sexuais, assim como, o acrônimo atualizado denominado LGBTQIA (Lésbica, Gay, Bissexuais, Transexuais, Travestis e Transgêneros, Queer, Intersexuais e Assexuais).
Todos os blocos são interligados por passarelas cobertas, que proporcionam aos usuários do campus uma proteção contra a chuva e radiação solar. As instalações físicas do campus possuem rampas de acesso, em sua grande maioria com corrimãos que permitem o acesso das pessoas com deficiência física aos espaços de uso coletivo da instituição, assim como às salas de aula e laboratórios da instituição.
Há reservas de vagas em estacionamentos nas proximidades das unidades da instituição e banheiros adaptados que dispõem de portas largas e espaço suficiente para permitir o acesso de cadeira de rodas, com barras de apoio nas paredes dos banheiros, nos boxes e em torno das cubas, além de lavabos e bebedouros instalados em altura acessível aos usuários de cadeiras de rodas.
O Auditório Central possui rampa para acesso com cadeira de rodas, inclusive com barras de apoio lateral (guarda-corpo) para acesso do indivíduo ao palco. A nova biblioteca e o novo bloco de sala de aula também foram dotados de rampas para acesso de cadeira de rodas ao pavimento superior.
A Biblioteca “João Paulo II” do Campus Palmas do IFTO, disponibiliza ao público 35 mil volumes/exemplares, aproximadamente, de livros, periódicos, multimídia, normas técnicas, mapas, DVD`s etc. Tem como missão reunir, organizar e disseminar as informações contidas em seu acervo, visando atender as pesquisas, consultas e os empréstimos. E tem como finalidade promover o acesso, a recuperação e a disseminação da informação contribuindo para a formação de profissionais e cidadãos comprometidos com o desenvolvimento de uma sociedade democrática, inclusiva e social.