Apresentação
Coordenadora do Curso: Mirian Nichida (Currículo Lattes)
E-mail: gestaoturismo.palmas@ifto.edu.br
Telefone: (63) 3236 4028
Localização da Coordenação: Bloco Administrativo 2
Sobre o Curso
Dados Gerais | |
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Grau | Tecnologia |
Eixo Tecnológico | Turismo, Hospitalidade e Lazer |
Turno | Matutino |
Duração do Curso | Mínimo de 5 semestres (2 anos e meio) e Máximo de 10 semestres (5 anos) |
Autorização | Resolução Ad Referendum n.º 29/2013/CONSUP/IFTO, de 8 de outubro de 2013, convalidada pela Resolução n.º 60/2013/CONSUP/IFTO, de 15 de outubro de 2013. |
Reconhecimento | Portaria MEC n.º 574, de 9 de junho de 2017. |
Renovação de Reconhecimento | - |
Conceito ENADE | - |
Conceito Preliminar do Curso (CPC) | - |
Conceito do Curso (CC) | 5 (2016) |
Objetivo Geral:
O objetivo do Campus Palmas do IFTO, ao oferecer o curso Superior de Tecnologia em Gestão de Turismo, é atender a uma demanda específica da região relativamente à expansão de atividades em comércio e serviços, desenvolvendo as competências profissionais específicas da área profissional de Turismo e Hospitalidade, de modo a ampliar a oferta de profissionais habilitados e de empreendedores na área, o que trará uma significativa melhoria à qualidade de vida do cidadão palmense.
O Curso pretende formar profissionais éticos, críticos e reflexivos para atuar nas diversas áreas da atividade de turismo (planejamento e desenvolvimento da atividade turística, agenciamento e operações de viagens, transportadoras turísticas, consultorias, hotelaria, organização de eventos, gestão de políticas públicas e promoção
e comercialização de destinos turísticos), contribuindo nos processos de tomada de decisão, integrando equipes de trabalho voltadas para o planejamento e implantação das atividades turísticas de forma sustentável.
Objetivos Específicos:
- Identificar os potenciais turísticos, considerando a diversidade cultural e os aspectos socioambientais para o desenvolvimento local e regional;
- Definir objetivos de planejamento estratégico de negócios e de projetos aplicados ao trade turístico;
- Elaborar estudos de mercado turístico;
- Analisar e avaliar os efeitos positivos e negativos de atividades turísticas;
- Planejar e operacionalizar estudos de viabilidade econômico-financeira de empreendimentos e projetos turísticos;
- Elaborar projetos de intervenção em áreas de interesse ambiental;
- Diagnosticar, analisar e gerir a infraestrutura de turismo em suas três vertentes: hospedagem, alimentação e transporte;
- Definir e implementar padrões de qualidade no segmento;
- Organizar e administrar os setores internos de estabelecimentos ligados ao turismo, como parques temáticos, pousadas, hotéis, clubes, espaços de eventos, entre outros;
- Definir e liderar equipes de trabalho;
- Atuar no planejamento e desenvolvimento da atividade turística, nos segmentos público e privado, organizações não-governamentais e de comunicação, na elaboração de políticas de turismo nas organizações nacionais, estaduais e municipais.