Notícias
Unidade promove evento alusivo ao Setembro Azul
Campus Avançado Formoso do Araguaia
O Campus Avançado Formoso do Araguaia, do Instituto Federal do Tocantins (IFTO), realizou, no último dia 20, evento de extensão em alusão ao Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência e ao Movimento da Comunidade Surda Setembro Azul.
A ação foi de iniciativa do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Especificas (Napne) da unidade, e teve como objetivo promover o envolvimento das comunidades internas e externa, promovendo conhecimento acerca de uma educação inclusiva.
Na ocasião, o aluno surdo do 2º modulo do curso técnico subsequente em Agricultura, Lucas Fagundes, declamou em libras a poesia “O balé das mãos”. Em seguida, Alini Albuquerque, tradutora e intérprete de Libras, discorreu sobre a “Metodologia de ensino para surdos”, além de destacar os desafios vividos à frente da Coordenação de Educação Inclusiva e Diversidade do Campus Palmas, do IFTO.
Além disso, o evento contou com a participação de membros da Associação de Apoio e Defesa dos Direitos dos Surdos de Gurupi-TO (Adesgu) e, na ocasião, as surdas Bianca Caroline, que atua como Membro do Conselho Fiscal, e Nina O'hana de Souza Saran da Cruz que é Tesoureira da Associação falaram sobre o tema "O papel de uma associação para o fortalecimento da comunidade surda". Durante o decorrer da programação, o professor e coordenador surdo do curso de Letras/Libras do Campus Porto Nacional da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Renato Leão, finalizou com a palestra: “Educação Inclusiva e permanência da pessoa surda no mercado de trabalho: limites e possibilidades”. Ao final, houve um momento de mesa redonda, no qual os presentes puderam direcionar perguntas e dúvidas aos palestrantes.
Suelene Albuquerque, coordenadora do evento de extensão, comemorou a motivação proporcionada à comunidade em geral a partir desse evento. “As contribuições tiveram um excelente impacto na comunidade do município de Formoso do Araguaia. Visto que, a maior parte do público era formado por profissionais da área da educação o evento foi uma formação no que diz respeito a luta por uma educação inclusiva com uso da metodologia de ensino adequada aos surdos e a comunidade surda presente se sentiu homenageada”, destacou.