Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Servidores do IFTO têm acesso ao Gemini Pro, IA do Google

Notícias

Servidores do IFTO têm acesso ao Gemini Pro, IA do Google

Inteligência Artificial

Ferramenta faz parte do Google Workspace, conjunto de ferramentas de produtividade e colaboração em nuvem
por Thâmara Filgueiras publicado: 11/06/2025 09h41 última modificação: 17/06/2025 12h05
Exibir carrossel de imagens depositphotos.com/rafapress

A inteligência artificial (IA) já faz parte da rotina da maioria das pessoas - mesmo que elas não saibam. Este texto, por exemplo, foi construído com o auxílio de IA, que apontou pontos relevantes de serem abordados, resumo de pesquisas realizadas no buscador para complementar as informações.

Conversa com Gemini.png

Seja para a realização de atividades pessoais, de estudo ou mesmo de trabalho, a IA é uma tecnologia que, ainda que apresente desafios diversos, abre inúmeras oportunidades que vão desde a automação de tarefas repetitivas à personalização de serviços, tomada de decisões, passando pela melhoria da eficiência e produtividade de processos. 

No campo da educação e do ensino, por exemplo, a IA pode contribuir para a criação de ambientes ou mesmo modelos de aprendizagem personalizados: na pesquisa, pode auxiliar no processamento de dados ou até mesmo na busca de literatura de maneira mais direcionada. Enfim, as aplicações são diversas.

menu Google Workspace.pngE os servidores do Instituto Federal do Tocantins (IFTO) passam a contar com essa tecnologia para a realização de suas atividades laborais. É que o Gemini Pro está disponível para acesso por meio da conta institucional de e-mail. Para acessar a ferramenta basta fazer o login no e-mail institucional e acessar o Gemini pelo endereço eletrônico gemini.google.com ou no menu de aplicativos do Google.

A ferramenta pode auxiliar os servidores na construção de documentos diversos, como mensagens, relatórios, resumos, entre outros; na construção de ideias por meio de sugestões e inspirações; na tradução de textos; na análise de dados; entre outras atividades. Por meio de uma caixa de texto que simula uma conversa, a pessoa dá o comando à IA, que pode ser por meio de texto, áudio ou algum arquivo. O assistente, então, responderá de acordo. É possível, ainda, solicitar respostas detalhadas.

Uma das vantagens é que as conversas ficam salvas em um histórico, disponível no menu lateral à esquerda do navegador. Apesar dessa e outras inúmeras vantagens da ferramenta, é necessário verificar as informações por ela fornecidas. O diretor de Tecnologia da Informação do IFTO, Kleyton Moreira, destaca o diferencial da IA. "Acreditamos que esta nova ferramenta será um grande diferencial para o aprimoramento das atividades de ensino, pesquisa, extensão e administrativas em nosso Instituto", afirmou.

Capacite-se

A Escola Nacional da Administração Pública (Enap) possui um programa que oferece cursos voltados para a capacitação em Inteligência Artificial. O programa Fundamentos e Aplicações da IA para o Agente Público é gratuito e pode ser acessado pelo endereço www.escolavirtual.gov.br.

Gemini para estudantes

Estudantes também podem ter acesso à ferramenta Pro de IA do Google pelo prazo de 15 meses diretamente na plataforma. Basta acessar gemini.google/students e fazer o cadastro. A oferta pode ser resgatada até o dia 30 de junho. Além do acesso ao Gemini Pro, outros benefícios estão incluídos, entre eles, espaço de armazenamento de 2 TB. Confira os requisitos e outras informações da oferta.