Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Segunda edição debate desafios e possibilidades da inclusão e diversidade na Educação

Encontro das Licenciaturas

Evento aconteceu nos últimos dias 2, 3 e 4, no Campus Palmas
publicado: 09/10/2023 19h29 última modificação: 10/10/2023 09h21

Encontro das Licenciaturas 1Promover integração e oportunizar espaços de discussão e reflexão sobre a formação docente no contexto da educação profissional é o objetivo central do Encontro das Licenciaturas, evento que está em sua segunda edição e é realizado pelo Instituto Federal do Tocantins (IFTO). Nesta edição, os mais de 300 participantes debateram a temática "Educação, diversidade e inclusão: desafios e possibilidades", em um evento que durou três dias e aconteceu no Campus Palmas.

Visando o fortalecimento e a consolidação dos cursos de licenciaturas ofertados pelo IFTO, o evento contou com palestras, mesas redondas, minicursos, oficinas e relatos de experiências e reuniu estudantes, professores e coordenadoras dos 18 cursos de licenciaturas da instituição, além de gestores da área do ensino do IFTO.

Para a pró-reitora de Ensino, Nayara Pajeú, o evento é uma oportunidade produtiva para refletir sobre o processo de ensino e aprendizagem. "Foi um momento muito frutífero para pensar nos desafios do fazer docência, mas também importante para quando se tem a disponibilidade de aprender a aprender", pontuou a pró-reitora.

Wilma Maria Gomes da Silva é estudante do sétimo período do curso de Pedagogia, ofertado a distância por meio do programa Universidade Aberta do Brasil (UAB). Ela estuda no polo de Guaraí e fez um relato comovente da como, aos 60 anos, ela está em sua primeira graduação. "Eu sempre quis muito (fazer um curso superior), mas nunca tive oportunidades e eu quero agradecer o IFTO pela oportunidade que eu tive. Eu estou muito feliz por estar nesse evento tão grandioso e importante", disse emocionada.

IMG_7029.JPGIMG_7044.JPGIMG_7056.JPG

Para o estudante Silvestre Carvalho, que está no oitavo período do curso de licenciatura em Ciências Biológicas do Campus Araguatins, o evento foi riquíssimo. "Trouxe debates tanto relacionados ao movimento estudantil quanto à docência propriamente dita, reforçando a importância do professor como frente educacional", relatou o acadêmico.

IMG_6796.JPGO diretor de graduação, Daniel Marra, disse que a avaliação do evento é muito positiva. "Nós contamos com a participação efetiva de mais de 350 estudantes dos 18 cursos de licenciatura ofertados nas mais diferentes áreas. Isso mostra a importância desse evento para o IFTO, para o fortalecimento e a consolidação dos cursos de licenciatura que são ofertados pela instituição", completou.

Confira mais fotos do evento no Facebook do IFTO.