Notícias
Projeto Integrador do Campus Porto Nacional prepara estudantes do ensino fundamental para a OBI
Ensino
Na sexta-feira, 5, o Campus Porto Nacional recebeu um grupo de estudantes do 9º ano da Escola Estadual Ana Macedo Maia, localizada na cidade. A visita marcou o início da execução do projeto integrador Preparatório para a Olimpíada Brasileira de Informática (OBI), que visa incentivar a participação de estudantes do ensino fundamental na OBI bem como orientá-los quanto à dinâmica da prova.
Para despertar o interesse na competição e buscar bons resultados, o cronograma do projeto prevê a realização de três oficinas com conteúdos da prova e resolução de questões de edições passadas. “Neste primeiro dia de oficina, eles estudaram ordenação linear, ordenação quadrática, semana que vem vão estudar agrupamento. Então são alunos do ensino fundamental estudando conteúdo fora do currículo deles de forma a diversificar o conhecimento deles para que possam lograr êxito na OBI”, explicou o coordenador do projeto, professor Jânio Nascimento.
A condução das oficinas ficou a cargo dos estudantes do 2º ano do técnico integrado em Informática Campus. Raíssa Rodrigues é uma das discentes integrantes do projeto. Ela explica como a condução do projeto foi pensada para otimizar o aprendizado dos estudantes da rede estadual, participantes da ação. “A gente vai fazer apresentações de maneira sucinta para que eles tenham conhecimento maior para a prova da OBI. Assim, possam identificar as questões e também tenham mais facilidade na hora de resolver a prova e tenham bom desempenho na prova”, detalhou a estudante.
Ministrar as oficinas, no entanto, exigiu reforço no estudo dos estudantes do IFTO, como afirma Gláucia Diovanna Quintanilha, também estudante de Informática. Mas, segundo ela, a troca de conhecimento é enriquecedora. “É muito legal compartilhar aquilo que você aprende e também eles compartilhando aquilo que sabem”, disse Gláucia.
A disseminação do conhecimento apreendido no IFTO é uma das propostas dos projetos integradores, como esclarece o professor Jânio Nascimento. “Os projetos integradores entraram no currículo dos nossos cursos de Ensino Médio em 2022, que foi uma iniciativa de reformulação dos currículos, e são projetos onde os estudantes do IFTO ofertam serviço para a comunidade, para a sociedade portuense”.
A parceria com a Estadual Ana Macedo Maia foi articulada pelos gestores de ambas instituições e o resultado do primeiro encontro alcançou o objetivo pretendido, segundo o professor de Matemática da rede estadual Wilson Guerra. “A gente conseguiu firmar essa parceria com os alunos do nono ano, vespertino e matutino, para participar da Olimpíada Brasileira de Informática. Nosso primeiro encontro com a turma 9201 foi muito bom tanto para os alunos como para nós professores”, afirmou o docente da rede estadual ensino.
Kauê Freitas, um dos estudantes que participou da oficina, aprovou a realização do projeto. Ele conta que suas expectativas estão altas para a participação na OBI e faz planos para seu futuro acadêmico. “Eu achei muito boa a experiência de fazer esse curso da OBI. Espero aprender muito e que eu possa entrar no IFTO também”, declarou o jovem.