Você está aqui: Página Inicial > Notícias > IFTO na Agrotins: Ciclo de oficinas e palestras sobre agricultura familiar será realizado durante a feira

Notícias

IFTO na Agrotins: Ciclo de oficinas e palestras sobre agricultura familiar será realizado durante a feira

300 vagas gratuitas

Programação conta com oficina de panificação e precificação
publicado: 08/05/2023 11h25 última modificação: 24/05/2023 17h11
Exibir carrossel de imagens Foto: Tarso Lopes/Governo do Tocantins Produtores podem vender produtos para escola pública por meio do PNAE

Produtores podem vender produtos para escola pública por meio do PNAE

O Instituto Federal do Tocantins (IFTO) promoverá, na Agrotins 2023, um ciclo de palestras e oficinas voltado à agricultura familiar. Trata-se do projeto "Da agricultura familiar para o IFTO: O PNAE como forma de aquisição". 

A ação será realizada dentro da programação geral do IFTO na Agrotins e tem o objetivo de capacitar os agricultores familiares do Tocantins para que vendam seus produtos, principalmente os de panificação, para o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). A iniciativa busca também elevar o percentual de compras da agricultura familiar no IFTO e contribuir para o desenvolvimento da região.

Estão disponíveis 300 vagas para as palestras e 40 para a oficina de panificação e precificação. O público poderá participar das atividades entre os dias 18 e 20 de maio, conforme a seguinte programação: 

Quinta-feira, 18: 

Das 15h às 16h: Palestra "Como retirar o Cadastro da Agricultura Familiar - CAF", com o palestrante Rafael Odebrecht Massaro, engenheiro agrônomo pela UFPA e Gerente de Crédito Rural do RURALTINS. 

Das 16h às 16h30: Palestra "Como obter o Alvará da Vigilância Sanitária para produtos de panificação?", com as palestrantes Andreilda de Freitas Medeiros Aguiar, coordenadora de Vigilância Sanitária e Ambiental de Paraíso do Tocantins, e Jaisa Barros Lima, agente de Fiscalização Sanitária. 

Quantidade de vagas: 300 vagas

Local: Stand do IFTO na Agrotins

Sexta-feira, 19

Das 15h às 16h: Palestra "Boas Práticas de Fabricação", com os palestrantes Andreilda de Freitas Medeiros Aguiar, coordenadora de Vigilância Sanitária e Ambiental de Paraíso do Tocantins, e Aidenilson Gualberto Pereira, agente de Fiscalização Sanitária. 

Quantidade de vagas: 300 vagas

Local: Stand do IFTO na Agrotins

Sábado, 20: 

Das 9h às 12h: Oficina de panificação e precificação, com a oficineira Camilla Martins Malta Adorno, diretora de Extensão - PROEX/IFTO. 

Quantidade de vagas: 40 vagas

Local: Unitins Agro (Para essa atividade será disponibilizado um micro-ônibus)

 Inscrições abertas

As inscrições são gratuitas e poderão ser realizados via este endereço eletrônico: Inscrição SI (ifto.edu.br) ou ainda pelas fichas de inscrição disponibilizadas nas cooperativas e outros órgãos, e no próprio local do evento. 

PNAE

O Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), considerado o mais antigo Programa na área de Segurança Alimentar e Nutricional (SAN) do Brasil, representa um conjunto de políticas públicas que envolvem, principalmente, as áreas de educação, saúde e desenvolvimento regional sustentável. Se caracteriza pelo fornecimento de alimentação na escola e tem como objetivos contribuir para o crescimento e o desenvolvimento biopsicossocial, a aprendizagem, o rendimento escolar e a formação de hábitos alimentares saudáveis de estudantes da rede pública de educação básica brasileira (que compreende a educação infantil, o ensino fundamental, o ensino médio e a Educação de Jovens e Adultos).

O IFTO oferta o PNAE na forma de lanches aos estudantes da educação básica, e realiza as chamadas públicas localmente em suas unidades, considerando a realidade de produção local. Ano passado, a Instituição adquiriu, via chamadas públicas, itens como abacaxi, melancia, polpa de fruta (diversos sabores), frango caipirão, pão de queijo, biscoito de polvilho, bolacha caseira, bolo, rosca, melão, tangerina, maracujá e outros.