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Pedagogos e Técnicos em Assuntos Educacionais do IFTO participam de capacitação
Ensino
Com o objetivo de atender à necessidade de constante qualificação, aproximação e discussão de temáticas importantes no IFTO, foi realizada pela Pró-reitoria de Ensino (Proen) uma reunião técnica com os Pedagogos e Técnicos em Assuntos Educacionais, das unidades do IFTO, nos dias 19 e 20 de junho, na Reitoria.
Na manhã da quarta-feira, 19, foi promovida a oficina "Planejamento Reverso nos Setores Pedagógicos: Caminhos para Alcançar Altos Indicadores de Qualidade", o momento foi conduzido pela Procuradora Educacional Institucional da Unitins, professora Arlenes Buzatto Delabary Spada. Em seguida, foi apresentado e discutido o Módulo ETEP no sistema acadêmico - SUAP EDU. Já no período da tarde, a programação teve como temática: “Programa Radar: Análise e Definição da Estrutura Básica e Tipos de Relatórios com Base nas Necessidades dos Pedagogos e Técnicos em Assuntos Educacionais que atuam nos setores técnico-pedagógicos dos campi do IFTO”.
Na quinta-feira, 20, as atividades tiveram início com o levantamento de contribuições para o Regulamento das Atividades dos Pedagogos e Técnicos em Assuntos Educacionais no âmbito do IFTO. Para isso, foi reservado todo o período da manhã. E a programação da tarde teve como pautas: As contribuições para a Política de Formação Inicial e Continuada do IFTO constante no Projeto Pedagógico Institucional - PPI, do Plano de Desenvolvimento Institucional — 2025-2029 do IFTO e “Contribuições para o formulário eletrônico que subsidiará a elaboração do Plano de Formação Continuada e Qualificação dos profissionais da área de Ensino do IFTO.
Para a pedagoga – orientadora educacional, da unidade de Gurupi, Edineia Barros, a reunião proporcionou um espaço de aproximação entre os pedagogos e TAES, que permitiu trocar experiências e construir estratégias para os desafios enfrentados no dia a dia. “Durante esses dois dias de eventos, foram abordadas questões essenciais que impactam diretamente no nosso trabalho diário nesta instituição de ensino. Esses momentos de discussões e interações nos fortalecem enquanto profissionais da Educação e colaboram para a reflexão da nossa prática pedagógica. A oportunidade de debater essas questões de forma aberta e colaborativa nos permitiu alinhar estratégias e definir ações concretas para a implementação em nossos Campus. Saímos deste encontro motivados e este foi, sem dúvida, um passo significativo para a nossa formação continuada enquanto integrantes das equipes pedagógicas. E com certeza, eventos como este, tem potencial de contribuir com a qualidade do ensino ofertado no IFTO”, declarou Edineia.