Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Mostra de Administração Rural conclui última etapa com distribuição de alimentos

Notícias

Mostra de Administração Rural conclui última etapa com distribuição de alimentos

Ciência, cultura e solidariedade

Projeto contou com mostra de talentos, apresentação de trabalhos e ação solidária
por Thâmara Filgueiras publicado: 16/12/2022 09h58 última modificação: 16/12/2022 09h58

Um projeto realizado na unidade de Araguatins do Instituto Federal do Tocantins (IFTO) reuniu cultura & arte, ciência e muita solidariedade. É que durante os meses de novembro e dezembro, estudantes e servidores do campus estiveram envolvidos na IV Mostra Científica de Administração Rural, que, além da exposição de trabalhos, integra o Talent Show, uma mostra de talentos da unidade, e culmina com uma ação solidária de entrega de alimentos a comunidades carenciadas da região.

Os dois eventos foram realizados ainda em novembro, quando foram arrecadados os alimentos não perecíveis que foram utilizados para compor as cestas básicas a serem doadas. No total, estudantes e servidores que participaram do projeto conseguiram arrecadar 1.231,290 quilos de alimentos, que foram doados a famílias carentes do município de Araguatins. A entrega contou com a participação ativa de estudantes da unidade.

Mostra científica e de talentos

Mas além da ação solidária, o projeto teve como objetivo estimular estudantes em outras áreas: na pesquisa e nas artes. Durante o Talent Show, os estudantes mostraram seus talentos no campo da música, dança, teatro e poesia Além de conseguir mais de mil quilos de alimentos para doação, eles reuniram um público recorde no Auditório dos Pioneiros: é que familiares, amigos e comunidade em geral compareceram para prestigiar as apresentações

O talento dos estudantes também foi explorado no campo das ciências, na IV Mostra Científica de Administração Rural. 20 grupos apresentaram trabalhos em forma de resumo expandido e banner e exploraram diversos temas ligados à área da administração rural, como produção vegetal, contabilidade agroindustrial, administração na agricultura familiar, gestão de custos na agropecuária, entre outros temas.

O estudante Karlos Daniel Marinho, mentor do grupo vencedor da Mostra falou sobre a participação nessa ação: "Foi uma enorme honra ser convidado para ser um dos mentores da IV Mostra Científica de Administração Rural e uma honra maior ainda em ser escolhido como mentor dessa turma extraordinária, que é o 2º ano E. Aprendi muito convivendo com eles. Tivemos dias felizes, tristes e corridos, mas sempre lutando e dando nosso melhor e, juntos, conseguimos o 1° lugar e nos tornamos a turma excelência. Essa experiência nos proporcionou e ainda proporcionará diversos frutos."

Para a coordenadora do projeto, Erica Simonetti, o resultado compensou o esforço. "Durante esses meses de preparação, [o projeto] foi uma vitrine da capacidade criativa dos nossos alunos. Ademais, trouxe amadurecimento pessoal e estudantil."

Confira fotos da IV Mostra Científica de Administração Rural, do Talent Show e da entrega de alimentos a comunidades carenciadas da região.