Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Inauguração da Estufa Hidropônica marca avanço na educação agrícola do Campus Palmas

Notícias

Inauguração da Estufa Hidropônica marca avanço na educação agrícola do Campus Palmas

Parceria BB e AgroJúnior

Nova estrutura da Estufa Hidropônica foi celebrada por professores e estudantes
por Eliane Vieira publicado: 07/12/2023 15h31 última modificação: 07/12/2023 15h36
Inauguração da Estufa Hidropônica

Inauguração da Estufa Hidropônica

No último dia 24 de novembro, o Campus Palmas do IFTO celebrou a inauguração da tão aguardada Estufa Hidropônica, uma iniciativa que surge como resultado da colaboração entre a unidade de Palmas, a Fundação Banco do Brasil e a Empresa AgroJúnior. Com uma área de 210m² e 16 bancadas dedicadas à produção de hortaliças em geral, a estufa promete impulsionar a pesquisa e a prática educacional na área agrícola.

A nova estrutura oferece um ambiente protegido, mitigando os efeitos adversos das condições climáticas e garantindo o desenvolvimento seguro da produção. Durante o evento de inauguração, autoridades, professores e estudantes se reuniram para celebrar esse marco significativo para estudantes e professores do curso de Agronomia da unidade Palmas. 

O professor José Eustaquio Cangucu Leal, incentivador dos estudantes e orientador do projeto de revitalização da estrutura, destacou a importância da Estufa Hidropônica para o desenvolvimento acadêmico. "Essa estrutura tem uma grande importância para nossos estudantes. Ela abre um leque de oportunidades, um amplo e vasto campo para realização de estudos. Com a estufa, nossos estudantes podem aprender na prática, aprendendo a como fazer, como produzir e como comercializar. Enfim, é um espaço interessante para difundir o ensino em várias áreas do conhecimento", frisou o professor.

Leal salientou também que a estufa proporciona um ambiente propício para a pesquisa e a extensão, criando uma integração única entre o ensino, a pesquisa e a aplicação prática dos conhecimentos adquiridos. "Ela consegue fazer com que os alunos se envolvam mais, aprendam mais com a difusão da tecnologia", enfatizou.

Durante a cerimônia, a diretora-geral do Campus Palmas, Noemi Zukowski, expressou a alegria da unidade com a conclusão da obra. "Para nós é uma alegria imensa ver essa obra tão sonhada e esperada pelos nossos professores e estudantes finalizada e entregue. Nós fizemos o compromisso de apoiar esse projeto e estamos aqui hoje para celebrar junto com os nossos parceiros: Banco do Brasil e a AgroJúnior, e todos os nossos professores e estudantes da área agro do nosso campus", ressaltou Zukowski.

Demonstração

A inauguração não foi apenas um evento protocolar; os presentes tiveram a oportunidade de conhecer a fundo a estrutura da estufa e participar de uma demonstração prática do cultivo de alimentos hidropônicos em ambiente protegido. Os estudantes envolvidos no projeto destacaram a viabilidade da Estufa Hidropônica, apresentando dados e fatos que evidenciam os benefícios de toda atividade agrícola de hortaliças. Eles também compartilharam alternativas para um bom cultivo hidropônico, além de apresentarem resultados de pesquisas sobre diversos tipos de hortaliças.

A Estufa Hidropônica do Campus Palmas do IFTO não apenas representa uma conquista para a instituição, mas também promete ser um catalisador para o avanço do conhecimento na área agrícola, proporcionando aos estudantes uma experiência prática e inovadora.