Notícias
IFTO retoma ações do Programa Mulheres Mil com cursos em diversas áreas
Cidadania
Assim como diversas mulheres de diferentes partes do Brasil já tiveram suas vidas transformadas por meio das ações do Programa Mulheres Mil, no Tocantins, outras mulheres terão a oportunidade de participar de um curso de formação que tem como objetivo, além de incluí-las no mundo do trabalho com mais qualificação, proporcionar oportunidades que lhes deem dignidade.
A proposta do Programa Mulheres Mil é ousada, mas o esforço é que, por meio da educação, mulheres em vulnerabilidade e risco social tenham a oportunidade de aprimorar sua qualificação profissional e, com isso, possam fazer a diferença não somente em seus núcleos familiares, como na comunidade em que estão inseridas. E para retomar essa nova fase do Programa, três unidades do Instituto Federal do Tocantins (IFTO) iniciarão as atividades ainda neste mês de dezembro.
O Campus Araguatins realizará, nesta quinta-feira, 7, a aula inaugural do curso de Assistente Administrativa e vai atender a 40 mulheres. Entre elas estão aquelas inscritas no Centro de Referência da Assistência Social (Cras) do município, além de quilombolas que residem na Ilha de São Vicente.
No próximo dia 11, será a vez do Campus Palmas inaugurar as ações do Programa na solenidade que marcará o início do curso de Recepcionista, que contemplará 30 mulheres que vivem no Bairro Taquari e suas proximidades, comunidade que está localizada na região sul de Palmas.
Já o Campus Paraíso do Tocantins marcará o início das ações do Programa com uma solenidade que será realizada no próximo dia 16. O curso oferecido é o de Recepcionista e atenderá 40 mulheres residentes no Distrito de Santana.
Em um primeiro contato com as mulheres que serão atendidas pelo Programa, elas falaram das expectativas em relação à oportunidade de participar das ações de formação do Programa Mulheres Mil. "Minha expectativa para esse curso é grande. Meu sonho é de fazer o curso de Administração, mas nunca tive condições. Com esse curso, eu pretendo dar os primeiros passos para realizar meu sonho", disse Antonia Miranda Alves, que está entre as mulheres que farão o curso de Assistente Administrativa no IFTO de Araguatins.
Projeto Mulheres Mil
Criado em 2007 pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec/MEC), o Programa Mulheres Mil tem como objetivo central promover a formação profissional e tecnológica articulada com aumento de escolaridade de mulheres em situação de vulnerabilidade social, especialmente das regiões Norte e Nordeste do país.
Com o objetivo de contribuir para uma atuação mais qualificada no mercado de trabalho, as ações visam garantir o acesso à educação a essas mulheres de modo a dialogar com as necessidades educacionais de cada comunidade e a vocação econômica das regiões em que estão inseridas.
Em anos anteriores, o IFTO já executou diversos cursos ligados ao Programa e contemplou mulheres de diferentes municípios, possibilitando a elas uma qualificação diferenciada para que tivessem melhores condições de se incluírem no mundo do trabalho. Nesta nova iniciativa do Programa, o IFTO vai atender cerca de 600 mulheres em diferentes municípios tocantinenses e as ações serão executadas por meio da Pró-reitoria de Extensão (Proex).
A coordenadora geral do Programa Mulheres Mil no IFTO, Marilene Sepúlvida, destacou que está é uma oportunidade singular de aprendizagem e empoderamento feminino no alcance e na conquista da empregabilidade e geração de renda. "São levadas em consideração as marcas do território e as reais condições de vida a serem superadas pelas mulheres. O IFTO está preparado para contribuir para que essas mulheres enfrentem as adversidades impostas historicamente e a busca pela emancipação individual e coletiva - pilar fundante deste trabalho", disse a coordenadora, que completou: "Eu me sinto grata em poder coordenar essa iniciativa e contribuir de alguma forma para a transformação social na vida dessas mulheres e de outras que em 2024 passarão de mil".