Você está aqui: Página Inicial > Notícias > IFTO publica editais de seleções para apoio à pesquisa e do programa de iniciação científica

Inscrições seguem até maio deste ano
por publicado: 10/04/2023 17h02 última modificação: 10/04/2023 17h02

Com informações da Propi

O Instituto Federal do Tocantins (IFTO) lançou editais do Programa de Apoio à Pesquisa - PAP/IFTO e do Programa de Iniciação Científica – PIC/IFTO/CNPq. As inscrições para as seleções, previstas nos editais, seguem até dia 5 de maio. É importante destacar que os editais da PROPI 2022/2023 trazem algumas novidades, como o aumento nos valores das bolsas do programa de iniciação científica, nas modalidades PIBIC, PIBIC-AF e PIBITI, no valor de R$ 700,00 (setecentos reais); e na modalidade PIBIC-EM, no valor de R$ 300,00 (trezentos reais). Confira abaixo informações sobre as seleções:

No que se refere à seleção de estudantes Programa Institucional de Iniciação Científica – PIC/IFTO/CNPq, a equipe interessada em participar da seleção deve ser composta por um docente, na qualidade de orientador e um estudante bolsista. Além do estudante bolsista, a equipe poderá ter até 4 (quatro) estudantes voluntários. As inscrições seguem até dia 5 de maio de 2023. Todas as informações sobre a seleção podem ser consultadas aqui.

Já o edital nº 32/2023 pretende selecionar propostas de Projetos de Pesquisa na modalidade Produtividade em Pesquisa e Inovação - PAP/PQ para apoio financeiro aos servidores docentes do IFTO, na modalidade de bolsa-pesquisador e de auxílio financeiro às ações de pesquisa. As exigências para submissão de propostas, bolsas, prazos e outras informações podem ser acessadas aqui.

Serão selecionadas, ainda, propostas para apoio financeiro aos docentes do IFTO, na modalidade de Estruturação de Grupos de Pesquisa (EGP), visando fortalecer os grupos de pesquisa cadastrados no Diretório de Grupos de Pesquisa no CNPq, devidamente certificados pelo Instituto Federal do Tocantins, a fim de contribuir para o fomento de projetos de pesquisa científica, desenvolvimento tecnológico e inovação em todas as áreas do conhecimento. Informações aqui.

Foi lançado, também, o edital nº 30/2023, que pretende selecionar propostas para apoio financeiro aos servidores (docentes ou técnicos administrativos em educação) do IFTO, na modalidade de bolsa pesquisador e de auxílio financeiro às ações de pesquisa, visando minimizar ou eliminar gargalos dos Arranjos Produtivos Locais (APL), no Estado do Tocantins. Clique aqui para mais informações.

No sentido de ampliar as divulgações dos editais e esclarecer dúvidas, a Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação promoverá um evento on-line na quarta-feira, 12, às 10h30, via Google Meet, no endereço eletrônico: https://meet.google.com/awy-xdmk-yjn.

Novidade no SUAP para pesquisadores

Vale destacar, que o SUAP também tem novidades, como melhoria solicitada pelos pesquisadores, o coordenador do projeto tem a opção de indicar um auxiliar dentre os membros da equipe. O membro da equipe indicado como auxiliar terá permissão para gerenciar todos os dados do projeto (cadastrar/editar/excluir) que são gerenciados pelo coordenador do projeto. No entanto, a submissão do projeto e a solicitação de finalização do projeto continuam sendo restritos ao coordenador do projeto.