Notícias
IFTO promove palestra sobre importância da Libras para comunidade surda
Acessibilidade
Nesta última quinta-feira, 25, o Instituto Federal do Tocantins (IFTO) promoveu uma rodada de palestras que abordaram os temas “Os direitos linguísticos dos surdos: 22 anos da Lei de Libras”, pelo professor da Universidade Federal do Tocantins (UFT) Renato Leão, e “Autismo e seus desafios ao longo da vida”, pelo analista de comportamento aplicado Bruno Vila Real e pela terapeuta ocupacional Gabryella Lucena.
O objetivo das palestras foi destacar a importância da inclusão e do entendimento da comunidade surda e de pessoas autistas na sociedade. Como a Libras faz diferença na vida de uma pessoa surda tornando-a inclusa nos lugares em que habita e da importância do entendimento da sociedade para conviver melhor com pessoas neurodivergentes. Também foi abordado um pouco das dificuldades que essas pessoas têm na sociedade e como a falta de inclusão pode afetá-las.
O professor Renato Leão, durante sua palestra, apontou a importância da lei nº 10.436/2002, também conhecida como Lei Libras, que reconhece a língua como meio legal de comunicação e expressão cultural da comunidade surda, proporcionando avanços futuros como intérpretes de libras. Apontou também as dificuldades que pessoas com deficiência auditiva enfrentam diariamente com exemplos de experiência própria como pessoa surda.
Durante a palestra, a diretora-geral do Campus Palmas do IFTO, Noemi Zukowski, agradeceu a participação de todos e relatou: “Nós precisamos estar lado a lado nessa luta. Que esse dia seja um marco e que não desapareça da nossa memória, que fique firme enquanto educadores, estudantes, gestores, que a luta pela inclusão ela é real. E parabéns pela comemoração do dia da nossa Língua Brasileira de Sinais”.
Ao fim do evento, foram realizados sorteios para os que estavam ali presentes como forma de agradecimento da participação.
Por Isabella Flávia, estagiária sob supervisão da equipe de Jornalismo da Dicom do IFTO