Notícias
IFTO promove formatura de curso básico em Libras em parceria com Câmara Municipal de Palmas
Extensão
Alegria e sentimento de missão cumprida foram predominantes durante a formatura do curso básico em Língua Brasileira de Sinais (Libras) oferecido pelo IFTO, em parceria com a Câmara Municipal de Palmas (CMP). A solenidade ocorreu na tarde da quarta-feira, 13, na CMP e contou com a presença dos formandos, da pró-reitora de Assuntos Estudantis do IFTO, Márcia Adriana Faria, do presidente da CMP, Folha Filho, do vereador Daniel Nascimento, da coordenadora de Inclusão do IFTO, Alini Cardoso e professores do curso de Libras.
Com seu certificado em mãos, o servidor público, Francisco José Teixeira, deixou claro que aprovou o curso, e a partir do conhecimento básico em Libras que adquiriu visa mais qualificações. “Assim que eu soube da possibilidade me inscrevi no curso e gostei muito, apesar de ser um curso básico, ele nos deu uma noção muito boa de sinais que podemos utilizar para nos comunicar com a comunidade surda. Os professores foram muito bons conosco, nos ensinaram bastante. E eu pretendo continuar adquirindo conhecimentos, fazer um curso intermediário e quem sabe até avançado”, declarou Francisco.
A coordenadora de inclusão do IFTO, Alini Cardoso, explicou aos presentes como o curso foi idealizado. Segundo ela, no mês de abril deste ano, durante uma conversa com o presidente da CMP, Folha Filho, ela teve a oportunidade de falar sobre o objetivo do IFTO de ministrar curso de Libras para sua comunidade externa. Ela conta que de imediato o presidente disse que queria levar para a Câmara.
Já a pró-reitora de Assuntos Estudantis do IFTO, Márcia Adriana, aproveitou a ocasião para destacar o compromisso do IFTO com a inclusão dos membros da comunidade surda. Ela parabenizou a CMP pelo empenho durante a realização do curso e informou que o IFTO está de portas abertas para novas parcerias.
O presidente da Câmara, Folha Filho, frisou em seu discurso, durante a formatura, que a Libras não são apenas gestos que movimentam as mãos, mas sim uma ponte para inclusão, para o entendimento e uma quebra de barreiras.
O curso
O curso básico de Libras é fruto de um projeto de extensão do IFTO que teve a participação de servidores da CMP e comunidade em geral. As aulas tiveram início no dia 15 de agosto e foram ministradas na CMP e na unidade de Palmas do IFTO. Inicialmente, a proposta era oferecer um curso para 30 pessoas, tendo um reserva de vagas para 15 servidores da CMP, mas já no primeiro dia do prazo de inscrição, a coordenação do curso recebeu 180 inscrições, optando por abrir novas turmas para atender ao número excedente de inscritos. Foram professores do curso: José Vitor Resende, Marianna Lima, Mayara Milhomem e Regiane Rodrigues.