Você está aqui: Página Inicial > Notícias > IFTO promove formatura de curso básico em Libras em parceria com Câmara Municipal de Palmas

Notícias

IFTO promove formatura de curso básico em Libras em parceria com Câmara Municipal de Palmas

Extensão

Solenidade ocorreu na tarde da quinta-feira, 13
por Kelinne Guimarães publicado: 14/12/2023 10h36 última modificação: 23/04/2024 07h53

Alegria e sentimento de missão cumprida foram predominantes durante a formatura do curso básico em Língua Brasileira de Sinais (Libras) oferecido pelo IFTO, em parceria com a Câmara Municipal de Palmas (CMP). A solenidade ocorreu na tarde da quarta-feira, 13, na CMP e contou com a presença dos formandos, da pró-reitora de Assuntos Estudantis do IFTO, Márcia Adriana Faria, do presidente da CMP, Folha Filho, do vereador Daniel Nascimento,  da coordenadora de Inclusão do IFTO, Alini Cardoso e professores do curso de Libras. 

Com seu certificado em mãos, o servidor público, Francisco José Teixeira, deixou claro que aprovou o curso, e a partir do conhecimento básico em Libras que adquiriu visa mais qualificações. “Assim que eu soube da possibilidade me inscrevi no curso e gostei muito, apesar de ser um curso básico, ele nos deu uma noção muito boa de sinais que podemos utilizar para nos comunicar com a comunidade surda. Os professores foram muito bons conosco, nos ensinaram bastante. E eu pretendo continuar adquirindo conhecimentos, fazer um curso intermediário e quem sabe até avançado”, declarou Francisco.

A coordenadora de inclusão do IFTO, Alini Cardoso, explicou aos presentes como o curso foi idealizado. Segundo ela, no mês de abril deste ano, durante uma conversa com o presidente da CMP, Folha Filho, ela teve a oportunidade de falar sobre o  objetivo do IFTO de ministrar curso de Libras para sua comunidade externa. Ela conta que de imediato o presidente disse que queria levar para a Câmara. 

Já a pró-reitora de Assuntos Estudantis do IFTO, Márcia Adriana, aproveitou a ocasião  para destacar o compromisso do IFTO com a inclusão dos membros da comunidade surda. Ela parabenizou a CMP pelo empenho durante a realização do curso e informou que o IFTO está de portas abertas para novas parcerias. 

O presidente da Câmara, Folha Filho, frisou em seu discurso, durante a formatura, que a Libras não são apenas gestos que movimentam as mãos, mas sim uma ponte para inclusão, para o entendimento e uma quebra de barreiras. 

O curso

O curso básico de Libras é fruto de um projeto de extensão do IFTO que teve a participação de servidores da CMP e comunidade em geral. As aulas tiveram início no dia 15 de agosto e  foram ministradas na CMP e na unidade de Palmas do IFTO. Inicialmente, a proposta era oferecer um curso para 30 pessoas, tendo um reserva de vagas para 15 servidores da CMP, mas já no primeiro dia do prazo de inscrição, a coordenação do curso recebeu 180 inscrições, optando por abrir novas turmas para atender ao número excedente de inscritos.  Foram professores do curso: José Vitor Resende, Marianna Lima, Mayara Milhomem e Regiane Rodrigues.