Notícias
Consup autoriza implantação de novos cursos
Reunião ordinária
Foi realizada nesta quarta-feira, 13, a 4ª e última reunião ordinária deste ano, do Conselho Superior do Instituto Federal do Tocantins (Consup/IFTO). A reunião foi realizada via webconferência e transmitida, ao vivo, pelo canal oficial do IFTO no Youtube.
Na ocasião, os conselheiros deliberaram pelas alterações, revisões e aprovações de projetos pedagógicos de cursos superiores, cursos técnicos e de pós-graduação, ofertados em diversas unidades do IFTO, conforme consta na Convocação Nº 7/2023. O trabalho das comissões responsáveis pelos PPCs dos cursos foi enaltecido na reunião, em especial, o ineditismo da oferta do curso bacharelado em Farmácia, da unidade de Araguaína.
Os membros também aprovaram a autorização de implantação do curso técnico em Mineração, subsequente ao ensino médio, a ser ofertado pelo Centro de Referência em Educação a Distância do Instituto Federal do Tocantins (CREAD). Outros dois cursos também tiveram a sua implantação aprovada pelo Conselho. São eles: o curso técnico em Agropecuária, integrado ao ensino médio, e o curso técnico em Informática para Internet, integrado ao ensino médio, ambos ofertados pela unidade de Pedro Afonso.
Ainda durante a reunião foi aprovado o documento que dispõe sobre a Política Centralizada de Administração Patrimonial no âmbito do IFTO. Trata-se dos conceitos, diretrizes, estruturas e responsabilidades aplicáveis à gestão de materiais e bens imóveis.
O Conselho Superior aprovou ainda a realização de reunião extraordinária, a ser realizada no próximo dia 20 de dezembro, para a homologação do resultado final da última eleição do Consup e encerramento do biênio vigente. Confira a gravação completa da reunião aqui.
O que é o Consup?
O Consup tem caráter consultivo e deliberativo, na qualidade de órgão superior da Administração do IFTO, responsável pelas decisões referentes à execução da política geral. O Consup é composto por representantes dos docentes, dos estudantes, dos servidores técnico-administrativos, dos egressos da instituição, da sociedade civil, do Ministério da Educação (MEC) e do Colégio de Dirigentes (Codir) do IFTO.