Notícias
IFTO oferta número recorde de bolsas do Pibid; confira resultado da seleção
Iniciação à docência
Com um investimento de mais de R$ 9,1 milhões, o Instituto Federal do Tocantins (IFTO), por meio do Programa Institucional de Iniciação à Docência (Pibid), contribuirá não só para a formação de docentes e valorização do magistério, como impactará positivamente na economia de cinco municípios tocantinenses e regiões circunvizinhas.
Revertendo o valor para o número de pessoas contempladas, 384 estudantes dos cursos de licenciatura ofertados pelo
IFTO serão beneficiados - quantitativo recorde tanto para o IFTO quanto para o Estado do Tocantins. Além desses estudantes, 48 supervisores, que são os profissionais que atuam nas escolas das redes estadual e municipal de ensino onde os projetos aprovados serão executados, e 16 coordenadores de projetos também serão contemplados.
De acordo com o diretor de Graduação do IFTO, Daniel Marra, o número de bolsas ofertadas pela instituição mais que dobrou do ano passado para este e isso se deve ao excelente resultado da avaliação obtida pelo projeto institucional do IFTO, que conquistou a pontuação máxima. Somada à média de 95,8 dos subprojetos, o IFTO ficou classificado na 14ª posição de todo o país. "Uma classificação histórica, que coloca o IFTO como a instituição mais bem avaliada do Tocantins e a terceira da região Norte, além de ocupar o segundo lugar entre os Institutos Federais de todo o país", comentou o diretor de Graduação.
O resultado da avaliação foi divulgada em outubro pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), entidade que administra a execução do PIbid em todo o país e que avaliou projetos institucionais de mais de 300 instituições de ensino superior das cinco regiões do Brasil.
Para Daniel, a participação dos estudantes dos cursos de licenciatura no Pibid é uma experiência fundamental para sua formação enquanto docente. "Isso se reflete numa formação inicial consistente, uma vez que o estudante estará inserido no cotidiano das escolas da rede pública de educação, o que lhe proporcionará oportunidades de participação em experiências metodológicas, tecnológicas e práticas docentes de caráter inovador e interdisciplinar", afirmou o diretor de Graduação.
Ele destacou, ainda, que, por meio dessa experiência, os estudantes estarão envolvidos desde a sua formação na busca de alternativas para a superação de problemas identificados no processo de ensino-aprendizagem. "Para além disso, o Programa é uma política importante para a permanência do estudante na instituição e para a elevação do número de formação de novos docentes", ressaltou Daniel.
Seleção do Pibid no IFTO
A seleção de estudantes bolsistas e supervisores para o Pibid/IFTO chegou à reta final e os candidatos já podem consultar a lista de selecionados. O resultado final da seleção de estudantes bolsistas já está disponível na página do Edital nº 62/2024. Já a publicação do resultado final da seleção de supervisores pode ser acompanhada na página do Edital nº 63/2024. Os projetos deverão iniciar-se nesta terça-feira, 12 de novembro.