Você está aqui: Página Inicial > Notícias > IFTO é representado em evento internacional com especialistas na área de micologia do Reino Unido

Notícias

IFTO é representado em evento internacional com especialistas na área de micologia do Reino Unido

Compartilhamento de experiências

Participantes tiveram a oportunidade de discutir inovações, desafios e avanços sobre o papel dos fungos na bioeconomia
por publicado: 04/06/2024 09h29 última modificação: 04/06/2024 09h31

A bioeconomia tem se firmado como uma alternativa para o desenvolvimento sustentável, tal fato exige uma participação cada vez maior das instituições de ensino em iniciativas que discutam possibilidades nessa área. Nesse sentido, o IFTO foi representado no Workshop The Role of Fungi in the Amazonian Bioeconomy (O papel dos fungos na bioeconomia amazônica) pela servidora Cintia Ribeiro de Souza, da unidade de Gurupi do IFTO, que é pesquisadora na área de micologia. O evento ocorreu no período de 27 e 30 de maio, em São Luís–MA. Sendo realizado pelas instituições Manchester Metropolian University e Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), e financiado pelo British Council, reunindo especialistas renomados e emergentes na área de micologia do Brasil e do Reino Unido.

Com o objetivo de discutir as potencialidades de contribuição dos fungos para a bioeconomia amazônica, o Workshop contou com a participação de 30 selecionados, financiados pelo British Council, sendo 12 do Reino Unido, representando a Manchester Metropolian University e outras instituições, e 18 do Brasil, provenientes de 9 estados diferentes. A seleção dos participantes baseou-se em sua experiência e atuação na área de micologia.

Durante o evento, uma variedade de atividades, incluindo palestras, rodas de discussão e atividades de campo, proporcionaram um ambiente propício para o diálogo, compartilhamento de experiências e práticas relacionadas aos fungos. Os participantes tiveram a oportunidade de discutir inovações, desafios e avanços na área, visando promover práticas mais sustentáveis que beneficiem tanto a economia quanto o meio ambiente.

 Para a servidora Cintia Ribeiro sua participação como representante do IFTO, no Workshop, permitiu a inclusão da instituição em projetos, publicações e outras iniciativas potenciais  que foram alinhadas durante o evento e serão continuadas agora em diante, através de parcerias tanto nacionais quanto internacionais, que visam um maior envolvimento das instituições brasileiras nas iniciativas de desenvolvimento e inovação na utilização dos recursos de forma sustentável na região amazônica, impulsionando a bioeconomia neste bioma.