Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Comunicado: IFTO divulga contatos para esclarecimentos de dúvidas sobre Programa Pé-de-Meia

Poupança ensino médio

Estudantes podem conferir critérios do programa e questões cadastrais
por publicado: 06/05/2024 07h46 última modificação: 08/05/2024 09h03

O Instituto Federal do Tocantins (IFTO) informa que os estudantes dos cursos técnicos integrados podem procurar as Coordenações de Registro Escolares (Cores) ou a Assistência Estudantil, em suas unidades, para saber se são elegíveis, ou seja, se enquadram nos critérios, do Programa Pé-de-Meia. Exceto na unidade de Araguatins, onde o setor responsável pelos esclarecimentos referentes ao programa é a Coordenação Técnico Pedagógico (COTEPE).

Para ser considerado elegível o estudante deve:

-Ter entre 14 e 24 anos;

- Estar regulamente matriculado no ensino médio integrado (no caso do IFTO);

- Ser integrante do CadÚnico e beneficiário do Programa Bolsa Família (com cadastro no programa até janeiro de 2024).

È importante frisar que todos os dados de estudantes foram extraídos do Sistema Unificado da Administração Pública (SUAP). Portanto, os estudantes devem verificar todos os dados do SUAP com sua documentação, principalmente nome completo, data de nascimento, RG e CPF. Em relação ao CPF é necessário ter mais atenção se as informações estão corretas com a certidão de nascimento. Os dados são cruzados com as informações vinculadas ao CPF (CadÚnico e Bolsa Família). Caso haja alguma divergência, o estudante ficará com a situação de Elegibilidade Indefinida.

Inconsistências de dados

Porém as inconsistências de dados podem estar no cadastro dos estudantes no CadÚnico, na Caixa Econômica Federal ou na própria base de dados da Receita Federal e, para essas correções:

1-Para as correções referentes a divergências no CadÚnico, o estudante deverá entrar em contato nos canais abaixo ou procurar o setor responsável pelo cadastro em seu município.

CANAL DE ATENDIMENTO DO BOLSA FAMÍLIA

CadÚnico consulta do cadastro: https://www.gov.br/pt-br/servicos/consultar-dados-do-cadastro-unico-cadunico

Ministério do Desenvolvimento Social (MDS):  0800 707 2003

2 - Já referentes a problemas com dados bancários, os estudantes devem entrar em contato com a Caixa Econômica Federal nos contatos:

CANAIS DE ATENDIMENTO DA CAIXA

Alô CAIXA (Capitais e Regiões Metropolitanas) : 4004 0 104

Alô CAIXA (Demais Regiões):  0800 104 0 104

Atendimento CAIXA Cidadão :0800 726 0207

SAC (Sugestões, reclamações e elogios): 0800 726 0101

Ouvidoria:  0800 725 7474

3 - Para erros no cadastro do CPF na Receita Federal:

Acessar o link:

Pé-de-Meia no aplicativo Jornada do Estudante

Vale destacar que todas as informações do programa Pé-de-Meia são disponibilizadas no aplicativo Jornada do Estudante, que pode ser baixado, gratuitamente, nas plataformas Google Play e App Store. Para acesso ao aplicativo são utilizados login e senha da conta no portal gov.br. Assim, o estudante, que ainda não tem, deve criar uma conta. Confira aqui o passo a passo de como criá-la. Após criar a conta no gov.br, o estudante deve acessar o aplicativo Jornada do Estudante com o mesmo login e senha criados no gov.br.

Pé- de- Meia

O Pé-de-Meia é um programa de incentivo financeiro-educacional, na modalidade de poupança, destinado a promover a permanência e a conclusão escolar de estudantes matriculados no ensino médio público. Por meio do incentivo à permanência escolar, o programa quer democratizar o acesso e reduzir a desigualdade social entre os jovens do ensino médio, além de promover mais inclusão social pela educação, estimulando a mobilidade social. (Fonte: MEC)