Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Estudantes e servidores da unidade de Pedro Afonso participarão de Maratona de Inovação com foco em sustentabilidade

por publicado: 03/05/2024 17h08 última modificação: 03/05/2024 17h11

Com informações de Ricardo Gonçalves

Dias de imersão em uma Maratona de Inovação sobre sustentabilidade. Essa será a experiência de estudante dos cursos Técnicos em Agropecuária e Informática integrados ao ensino médio, do Campus de Pedro Afonso do IFTO, nos dias 6 e  7 de maio, durante a realização do evento, “Arte de Inovar: Maratona de Inovação com foco em Sustentabilidade, na unidade de ensino.

O evento é organizado pela Loa Produções Culturais e viabilizado pela Lei de Incentivo à Cultura do Governo Federal, com patrocínio da BP Bunge Bioenergia, com foco em estudantes do ensino técnico e médio integrado.  As inscrições para as oficinas são gratuitas, porém limitadas, e podem ser feitas por e-mail através de projetos@loaproducoes.com.br.

O facilitador do evento, Wellington Sacheti, explica que a Maratona será dividia em três fases: “ Arte, Criatividade e Inovação. “Os participantes, chamados de ‘tripulantes’, serão provocados a fazer reflexões depois de assistir à apresentação do espetáculo teatral Água à Vista, que aborda questões sociais importantes como o desafio de se viver em um planeta com escassez de recursos hidricos”, adiantou. Na fase 2 são formados grupos para brainstorming e desenvolvimento de ideias inovadoras. “Com o apoio de mentores especializados, os participantes serão auxiliados na criação de soluções sustentáveis e impactantes” disse Sacheti. Na fase final, os grupos apresentarão as ideias para uma banca de jurados convidados que premiará as melhores propostas.

A pró-reitora de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação do IFTO, Paula Karini Amorim, e o professor do Campus de Pedro Afonso, Anderson Luiz de Oliveira, serão mentores no evento. E a diretora do Campus Pedro Afonso, Mírian Peixoto Soares, será uma das juradas.

Inspirado em metodologias de inovação de instituições como Google e NASA, o evento visa envolver mais de 3.500 participantes em 24 eventos em 12 cidades de cinco estados, proporcionando uma experiência imersiva de inovação cultural.