Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Campus Porto Nacional celebra conclusão de cursos técnicos integrados ao ensino médio

Turmas 2022

Na solenidade, foram entregues os prêmios Servidor e Professor Destaques e Estudante Destaque e Destaque no Enem
por Greiciane Souza publicado: 08/03/2023 07h02 última modificação: 08/03/2023 07h02

Sob os olhares atentos e orgulhosos dos familiares, amigos e professores, os concluintes dos cursos técnicos integrados ao ensino médio em Administração, Informática para Internet e Meio Ambiente do Campus Porto Nacional do Instituto Federal do Tocantins (IFTO) celebraram o fim dessa etapa de aprendizado em cerimônia realizada na última sexta-feira, 3, no Centro de Convenções Comandante Vicentão, em Porto Nacional.

A realização da solenidade de conclusão e outorga de títulos para os concluintes de cursos técnicos não é obrigatória, mas, por se tratar de uma tradição do Campus, a Gerência de Ensino incluiu a data no calendário de eventos institucionais. "Os pais, os formandos e os professores ansiavam por esse momento. Isso ficou muito evidente nos discursos dos oradores e paraninfos e na emoção que essas falas provocaram no público", pontuou o gerente de ensino do Campus Porto Nacional, Jânio Carlos Nascimento.

A emoção mencionada por ele podia ser vista e sentida no público presente, que comemorava a cada discurso proferido e diploma entregue. A solenidade significava a celebração do encerramento de uma etapa importante na vida dos estudantes, como explicou Patrícia Nunes Rodrigues, mãe de Pablyne Rodrigues, concluinte em técnico em informática. “Só tenho a agradecer ao IFTO por tudo. Chegar até aqui é muito gratificante. Maravilhoso o ensino, ela aprendeu muita coisa. Tinha dias que ela pensou em desistir, mas eu sempre incentivei”, contou Patrícia. Na comitiva que acompanhava Pablyne, ainda estavam o pai, a avó, uma tia e os dois irmãos caçulas, Manuele e Caleb. A menina, inclusive, sonha em estudar no IFTO, como fez a irmã mais velha. “Ela sempre diz pra mim que vai estudar aqui no IF”, relata Patrícia.

Enquanto Manuele sonha com um futuro como estudante do IFTO Campus Porto Nacional, os concluintes 2022 têm as lembranças dos três anos na instituição. Nos seus discursos, os oradores das turmas rememoraram as dificuldades enfrentadas em razão da pandemia da Covid-19 e a determinação que precisaram ter para adaptação ao ensino remoto. Também ressaltaram a alegria de viver o último ano do ensino médio presencialmente e intensamente, aproveitando todas as oportunidades que o IFTO oferece, além de destacarem o alto índice de aprovação em vestibulares e os bons resultados no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Os concluintes reservaram espaço na programação da solenidade para prestar homenagem aos professores, ressaltando os ensinamentos do conteúdo programático e a boa relação para além da sala de aula. Por outro lado, as turmas foram homenageadas pelos seus respectivos paraninfos, que ressaltaram a resiliência e engajamento dos estudantes, mesmo quando os encontros aconteciam apenas no ambiente virtual.

O desafio vivenciado pelos concluintes nos dois primeiros anos do ensino médio também foi destaque na fala do diretor-geral do IFTO Campus Porto Nacional, Albano Dias. Ele destacou, ainda, a determinação de pais e estudantes no enfrentamento das dificuldades e a parceria estabelecida entre todos em prol do aprendizado. “Vocês passaram por um período difícil, nós também e acredito que vencemos juntos e agora novamente estamos comemorando uma formatura de maneira presencial. Obrigado a todos os pais e responsáveis que confiaram a educação de seus filhos ao IFTO”, afirmou o gestor.

Em seu discurso, o reitor do IFTO, Antonio da Luz Júnior, conclamou a comunidade a compartilhar as experiências exitosas na instituição, como forma de defendê-la e ressaltar sua importância nos cenários estadual e nacional. De acordo com ele, a excelência do IFTO se deve ao trabalho dos servidores e a sua proposta de ir além do ensino. “Nós, enquanto instituição, fazemos muito mais do que só ensinar o conteúdo dos livros. Ensinar o estudante a ser um profissional de Meio Ambiente, Informática ou Administração não é nosso principal desafio. A missão que nós temos enquanto instituição é, de fato, receber um grande conjunto de meninos e meninas e, após três anos, devolver como homens e mulheres, como cidadãos de bem, como pessoas conscientes de seu papel na sociedade, preparados aos desafios que a vida vai impor”, declarou.

Premiações

Durante a cerimônia, foram entregues premiações nas categorias de Servidor e Professor Destaque 2022, vencidas pelo analista de tecnologia da informação Renan Albuquerque e a professora de Geografia Ordália Guilherme, respectivamente. As escolhas foram feitas pelos concluintes, por meio de votação.

As premiações não ficaram restritas à equipe de servidores e os estudantes também puderam concorrer à premiação de destaque. Na categoria Estudante Destaque 2022, foi analisado o histórico dos estudantes durante os anos no IFTO e seu envolvimento com as diversas ações institucionais, enquanto na categoria Estudante Destaque no Enem, o critério foi a nota de desempenho do Enem 2022.

Maria Eduarda Batista, concluinte do curso Informática para Internet, foi a Estudante Destaque 2022. Além do excelente desempenho acadêmico, refletido em aprovações em vestibulares, a estudante também participou ativamente de atividades extracurriculares e projetos de extensão e pesquisa. Já a vencedora do prêmio Estudante Destaque Enem 2022 foi Bruna Viana, do curso de Administração. Com a pontuação que ela fez na avaliação, a estudante foi aprovada no curso de Administração do IFTO e Farmácia da Universidade Federal de Goiás (UFG).

Neste link, é possível acessar mais registros em imagem e em vídeo do evento.