Notícias
3º Encontro das Licenciaturas do IFTO promove integração e partilha de experiências
Formação docente
Foram três dias de imersão no 'universo' da formação docente. Estudantes e docentes dos 19 cursos de licenciatura do Instituto Federal do Tocantins (IFTO) participaram de uma troca de conhecimentos e experiências intensa, durante o 3º Encontro das Licenciaturas do IFTO. O evento aconteceu no Campus Araguatins, nestas quarta (11), quinta (12) e sexta-feira (13).
O evento também contou com a participação de outros servidores e estudantes e até egressos, que foram conferir um
pouco da programação que estava repleta de atividades. Foram palestras, rodas de conversa, minicursos, oficinas, apresentações culturais e uma feira de economia solidária que proporcionaram diferentes momentos de interação entre os participantes.
Edilainne Rodrigues da Silva Santos, que é egressa do curso de licenciatura em Ciências Biológicas do Campus Araguatins destacou a importância das políticas públicas do IFTO para sua trajetória educacional. "Eu participei de programas institucionais, como o Pibid (Programa Institucional de Bolsas Iniciação à Docência), durante minha trajetória na instituição, e isso me possibilitou me dedicar aos estudos sem precisar ter outra fonte de renda durante o curso", disse a egressa.
Experiências como as da Edilainne foram partilhadas durante o evento, que contou com a apresentação de uma grande variedade de ideias que podem contribuir para o trabalho realizado em sala de aula. A estudante do 2º período de Letras do Campus Palmas Sofia Benevides destacou a sugestão de trabalhar com anime (estilo de animação japonesa). "Eu acho que a gente pode desenvolver e trazer uma coisa bem mais diversificada e divertida para a sala de aula, como os animes, a música. Tudo aquilo que que é mais jovial, mais atual dentro da sala de aula vai ser sucesso".
E como a ideia do evento é justamente a de promover a integração, os estudantes dos cursos de licenciatura a distância não poderiam ficar de fora. Breno Neres é estudante de Geografia por meio da Universidade Aberta do Brasil (UAB), no polo de Pedro Afonso. Ele disse que o evento mostrou que "as mesmas oportunidades que o estudante presencial tem, nós da EaD também temos".
Ele contou que estar em contato com outros estudantes e profissionais deixou-o "cheio de ideias". E completou: "com certeza foi uma experiência incrível participar do Encontro das Licenciaturas. Muito bom interagir com pessoas de muitos conhecimentos e saber também que estudamos em uma das melhores instituições de ensino público do país. Isso me deu mais vontade de continuar o curso e já estou preparado para o próximo evento".
O diretor de Graduação do IFTO, Daniel Marra, reforçou o objetivo do encontro, que além de reunir atuais e futuros docentes na troca de experiências e conhecimento, é que essa partilha sirva de reflexão para o processo formativo. "A ideia é que os estudantes e professores, que integram os 19 cursos de licenciaturas ofertados pelo IFTO, possam refletir e debater sobre a formação de professores, em especial, considerando os desafios atuais", enfatizou.
E foi justamente com o pensamento alinhado com as inovações e facilidades tecnológicas atuais que os estudantes do 5º período da Licenciatura em Computação de Araguatins aproveitou o evento para apresentar uma ferramenta que materializa muito do que foi trazido para o evento e que surgiu em sala de aula. Eles criaram um aplicativo que visa contribuir para uma ação institucional de extrema relevância para a melhoria da instituição: os questionários de autoavaliação institucional.
A ferramenta informática desenvolvida pelos estudantes pretende contribuir com os trabalhos realizados pela Comissão Própria de Avaliação (CPA) na aplicação dos questionários. O projeto apresenta uma alternativa à avaliação de indicadores e geração dos relatórios.
Esta edição do Encontro das Licenciaturas do IFTO contou com a tradução para a Língua Brasileira de Sinais (Libras), que atendeu a estudantes surdos da instituição que participaram da programação. E a próxima edição já tem local definido: será no Campus de Porto Nacional.
Confira mais fotos do evento.
(Colaboração de Aline Correa, coordenadora de Comunicação e Eventos do Campus Araguatins)