Programa de Iniciação Científica (PIC)
Apresentação
Regulamenta as atividades de Iniciação Científica do IFTO, regendo a concessão de bolsas de Iniciação Científica disponibilizadas pelo IFTO e por outras instituições de apoio a pesquisa. O programa oportuniza o engajamento do acadêmico à comunidade científica, permitindo aprender na prática a desenvolver pesquisas de maneira criteriosa e sob permanente avaliação.
Os objetivos do PIC – IFTO são:
- Contribuir para a formação de recursos humanos qualificados para a atividade de pesquisa aplicada e profissional;
- Incentivar a prática de pesquisa aplicada, desenvolvendo atividades científicas e tecnológicas no IFTO, com o envolvimento de estudantes, docentes, técnicos administrativos e colaboradores;
- Estimular estudantes e docentes a desenvolverem atividades científica, tecnológica, profissional e artístico-cultural com o propósito de despertar o pensamento crítico, científico e a criatividade;
- Possibilitar uma maior integração entre os diferentes níveis de ensino da Instituição.
Os projetos abordam temas de relevância científica e social, apresentando as justificativas que atestem a importância e/ou necessidade da pesquisa. Poderão ser contemplados estudos teóricos ou experimentais que visem contribuir para a compreensão de fatos e fenômenos observáveis, tendo ou não aplicação imediata.
As propostas deverão especificar qual a categoria de pesquisa que fazem parte, de acordo com o disposto abaixo:
Categoria de Pesquisa Básica: relativa aos trabalhos experimentais ou teóricos que contribuam para a busca do conhecimento, principalmente sobre os fundamentos de fenômenos e fatos observáveis, não objetivando aplicação ou utilização específica imediata.
Categoria de Pesquisa Aplicada: relativa aos trabalhos que contribuam para a busca do conhecimento dirigido, fundamentalmente a determinação dos possíveis usos da pesquisa básica ou suas descobertas, com objetivo prático específico.
Categoria de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação: relativa aos trabalhos que contribuam na resolução de um problema real e ao desenvolvimento de uma solução prática e construtiva na forma de um processo ou de um protótipo, além das atividades de inovação descritas pela Lei nº 13.243, de 11 de janeiro de 2016.
Modalidades
- PIBIC - Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica/IFTO
- PIBITI - Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico/IFTO
- ICJ – Iniciação Científica Junior/IFTO
- PIBIC - Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica/CNPq
- PIBITI - Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico/CNPq
- PIBIC-EM - Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica - Ensino Médio/CNPq