Apresentação
A Jornada de Iniciação Científica e Extensão tem como objetivo despertar a vocação científica e incentivar novos talentos entre os estudantes por meio dos projetos de pesquisa, extensão e inovação, bem como oportunizar a troca de experiências entre pesquisadores e extensionistas de áreas afins, proporcionando um espaço de divulgação e desenvolvimento do pensamento técnico-científico, bem como, a produção e discussão de trabalhos resultantes dos projetos de pesquisa e de extensão dos estudantes do Instituto Federal do Tocantins – IFTO e demais instituições.
A iniciação à pesquisa e extensão procura potencializar os conhecimentos acadêmicos por meio da formação científica e técnica articulada ao ensino viabilizando a relação transformadora entre o IFTO, comunidade urbana e rural e organizações do setor público e privado.
TEMA
Ciência para a Redução das Desigualdades.
OBJETIVOS
Despertar a vocação científica e incentivar novos talentos entre os estudantes por meio dos projetos de pesquisa, extensão e inovação.
Objetivos Específicos:
-
Promover a troca de experiências através da mostra de resultados de projetos de pesquisa, extensão e inovação tecnológica;
-
Potencializar a relação pesquisa, extensão e inovação tecnológica no âmbito do IFTO;
-
Valorizar a investigação científica bem como as ações de extensão como prática permanente da Instituição;
-
Proporcionar a divulgação dos trabalhos de iniciação científica, de extensão e de inovação desenvolvidos pelos estudantes do IFTO.
PÚBLICO-ALVO
-
bolsistas dos programas de pesquisa e de extensão do IFTO,
-
comunidade interna em geral, em especial, do Campus Palmas, que sedia o evento;
-
comunidade acadêmica externa;
-
comunidade externa interessada no evento
PÚBLICO ESTIMADO
-
Previsão de 700 (setecentos) participantes.
DATA DE REALIZAÇÃO E INSTITUIÇÕES ENVOLVIDAS
Local: Campus Palmas/IFTO
Data: 24 a 26 outubro de 2018
No ano de 2018, o evento estará na 9ª edição e será sediado no Campus Palmas do IFTO. Terá como temática “Ciência para a Redução das Desigualdades” aliada ao tema da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) que ocorrerá de 15 a 21 de outubro em todo o Brasil.
PRêmio jovem cientista francisco filho
O IFTO conta, desde 2009, com o Programa de Iniciação Científica – PIC/IFTO –, que disponibiliza bolsas para os estudantes do IFTO para incentivá-los à prática de pesquisa aplicada, desenvolvendo atividades científicas e tecnológicas no IFTO, com o envolvimento de docentes, técnicos administrativos e colaboradores. O PIC/IFTO tem por objetivo contribuir para a formação de recursos humanos qualificados para a atividade de pesquisa aplicada e profissional, estimulando os participantes a desenvolverem atividades científica, tecnológica, profissional e artístico-cultural com o propósito de despertar o pensamento crítico, científico e a criatividade, além de possibilitar uma maior integração entre os diferentes níveis de ensino da Instituição.
Na JICE é o momento para a troca de experiências e apresentação dos resultados alcançados nas pesquisas de todos os envolvidos no PIC/IFTO, sendo a participação na apresentação de trabalhos requisito prioritário e obrigatório aos estudantes do programa.
Para reforçar e estimular a participação dos estudantes na JICE, em 2013 o evento passou a premiar os melhores trabalhos nas seguintes modalidades:
-
Trabalho de Extensão;
-
Artigo Científico – Ciências Exatas e da Terra;
-
Artigo Científico – Ciências Biológicas;
-
Artigo Científico – Engenharias;
-
Artigo Científico – Ciências da Saúde;
-
Artigo Científico – Ciências Agrárias;
-
Artigo Científico – Ciências Sociais Aplicadas;
-
Artigo Científico – Ciências Humanas;
-
Artigo Científico – Linguística, Letras e Artes;
Em 2015 esta premiação passou a se chamar “Prêmio Jovem Cientista Francisco Filho” e envolve as seguintes categorias:
1. Mérito Científico;
2. Melhor Apresentação.
Na categoria 1 serão premiados os melhores trabalhos por mérito científico sendo que o autor principal deverá, obrigatoriamente, ser um estudante de qualquer instituição de ensino.
Na categoria 2 serão premiados as melhores apresentações realizadas por estudantes de qualquer instituição de ensino, seja de forma oral ou em forma de pôster.
Na modalidade de trabalho de extensão serão premiados os 1º, 2º e 3º colocados. Nas demais modalidades, serão premiados os primeiros colocados.
Espaço Inovador
No ano de 2017, a Jornada contou com um espaço específico para a divulgação de ações destinadas à inovação tecnológica. Nesse espaço acontece o campeonato de robótica, a exposição de trabalhos de pesquisa tecnológica de relevância do IFTO através da “Mostra Tecnológica” e, ainda, a apresentação de soluções para um problema identificado no setor produtivo no momento intitulado “Desafio de ideias”.